Nahima Maciel
postado em 14/07/2015 11:10
O segundo livro da escritora norte-americana Harper Lee chegou nesta terça (14/07) às livrarias dos países de língua inglesa movimentando milhares de leitores no mundo inteiro. Com o título de Got set a watchman, citação do livro de Isaías, da Bíblia, o romance teria sido escrito nos anos 1960 e seria uma sequência de O sol é para todos, o grande sucesso de Harper Lee.
No romance, a pequena Scout cresceu e foi morar em Nova York. Aos 26 anos, ela volta ao vilarejo de Maycomb para visitar o pai, Atticus, o advogado que defende um negro acusado de estupro no sul conservador e racista da década de 1960 retratado em O sol é para todos. O novo romance, que já está disponível em versão digital em língua inglesa, foi publicado nos Estados Unidos pela editora Harper Collins com uma tiragem inicial de dois milhões de exemplares. As maiores livrarias dos Estados Unidos e Inglaterra ficaram abertas durante a madrugada para atender ao público, que fez filas para comprar o livro.
Quando Lee publicou o primeiro livro, O sol é para todos, em 1960, ficou tão assustada com a repercussão que decidiu se retirar, silenciar e nunca mais escrever. Na época, ganhou o Prêmio Pulitzer e, até hoje, vendeu mais de 40 milhões de cópia do romance. O livro recém-publicado teria sido a primeira versão do best-seller, texto que Lee teria modificado a pedido do editor até chegar a O sol é para todos.
O manuscrito foi encontrado pela advogada da escritora, Tonja Carter, em uma caixa de papelão antiga guardada em um depósito na casa da autora, no estado do Alabama. Aos 88 anos, Lee vive hoje em uma casa para pessoas idosas. Em uma carta publicada no The Wall Street Journal, Carter garante ter tido o consentimento de Lee para revelar o romance. Charles Shields, biógrafo da escritora, contestou a autorização e disse que Lee sabia da existência do manuscrito e sempre se opôs à publicação. A advogada Tonja Carter sugeriu ainda que, entre as caixas guardadas no depósito, pode haver um terceiro livro. O romance será publicado no Brasil em outubro, com tradução de Beatriz Horta e com o título de Vá, coloque um vigia.