Diversão e Arte

Exposição retrata contrastes do Distrito Federal

Depois de Taguatinga, a mostra segue para Planaltina, Vila Telebrasília, Núcleo Bandeirante e Candangolândia

postado em 20/07/2015 13:06
Depois de Taguatinga, a mostra segue para Planaltina, Vila Telebrasília, Núcleo Bandeirante e Candangolândia
Depois de passar pelo Plano Piloto, a exposição Ensaios sobre o tempo, que retrata as ruínas da jovem capital brasiliense, a história e os contrastes entre utopia e realidade, começa a itinerância por Taguatinga, na Galeria Olho de Águia. De Taguatinga, a exposição segue para outras quatro regiões administrativas (Planaltina, Vila Telebrasília, Núcleo Bandeirante e Candangolândia).

Os fotógrafos do Coletivo Punctum Arthur Monteiro, Henry Macário e Isabela Lyrio registraram a realidade de pioneiros da construção de Brasília, a abandonada piscina de ondas do Parque da Cidade e a deterioração da W3 Sul. O resultado é um trabalho recheado de memórias e interferências provocadas pelos próprios moradores das cidades.

O projeto usa a fotografia como ferramenta e como o próprio objeto a ser fotografado. Tudo começou com cada um dos fotógrafos documentando um tema de sua escolha: Arthur teve como foco os pioneiros; Henry, a piscina de ondas; e Isabela, a W3 sul. Dezoito dessas fotografias foram ampliadas em grande formato e coladas em locais públicos, em várias cidades do DF, em agosto de 2014. Durante os nove meses seguintes, os artistas fotografaram o desgaste das imagens nas ruas e registraram a receptividade às imagens e sua deterioração com o tempo.

Subjetivamente, exploraram as sutilezas de seus temas, com poesia, beleza e realidade, e investigaram o processo de transformação da cidade, graças à intervenção de seus moradores. ;Brasília é uma cidade nova, mas tem suas (muitas) ruínas. Essas paradoxais ruínas precoces levam a pensar na história da capital e nos contrastes entre utopia e realidade. Mas instigam, também, reflexões que vão além do concreto. Uma delas é a formação das memórias afetivas e seu papel na construção das nossas visões ; sempre plurais ; da realidade;, afirmou Usha Velasco, curadora da exposição.

Ensaios sobre o Tempo
Data: 22 de julho a 10 de agosto
Local: Galeria Olho de Águia - Cnf 01 Ed. Praiamar - Bloco D loja 12 - Taguatinga Norte
Horário de funcionamento: Terça a sabado, das 14h às 0h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação