Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Funarte lança nove editais em cinco áreas artísticas diferentes

Os investimentos somam mais de R$ 25 milhões para os projetos

Com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de atividades artísticas, incentivando a criação e a circulação de espetáculos, o presidente da Fundação de Arte, Francisco Bosco e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, anunciam o lançamento de nove editais na áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro, com alcance nacional.

Ao todo, 354 projetos serão gratificados. Entre os editais estarão três das principais premiações da instituição: prêmios Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, de Teatro Myriam Muniz e de Dança Klauss Vianna, nos quais serão selecionados 235 projetos.

Para a música serão dois editais: Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras e Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular. Em 2015, o primeiro será voltado a orquestras infantojunvenis de música clássica para bairros e comunidades mais carentes. Já o segundo, tem foco na produção da música autoral independente e contemporânea, dividido em dois módulos: Palcos e Equipamentos musicais e Festivais e Mostras.

m artes visuais, estão previstos os prêmios de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, Marc Ferrez de Fotografia, de Arte Contemporânea. Além disso, o Programa Rede Nacional de Artes Visuais vai possibilitar a produção artística destinada ao acervo de museus públicos e privados, com realização de oficinas, bolsas e exposições para as galerias e espaços da Funarte, em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.

s premiações serão lançadas em 24 de julho, na Funarte de Minas Gerais. As datas de inscrição são diferencias e serão divulgadas no evento de lançamento.