Diversão e Arte

Brasília recebe musical sobre Raul Seixas

Sucessos como Maluco beleza, Metamorfose ambulante e Sociedade alternativa serão relembrados no espetáculo estrelado por Renato Ignácio

postado em 25/07/2015 07:30

Enquanto você se esforça para ser um sujeito normal e fazer tudo igual, o cantor e compositor Raul Seixas segue tocando o terror e ensinando a música popular brasileira a como ser mais ousada e irreverente, mesmo após quase 26 anos de sua morte. O legado artístico do autor de Maluco beleza, Metamorfose ambulante e Sociedade alternativa, iniciado na década de 1970, conclamou uma legião de fiéis seguidores que, ainda hoje, gritam saudosos: ;Toca Raul!”. Figura mítica de nossa contracultura, o baiano é um daqueles casos em que vida e obra se confundem.

Diretor do musical All you need is love, baseado na obra dos Beatles, o paulista Carlos Branco Gualberto, de 38 anos, sempre foi um raulzeiro de carteirinha. Juntou a admiração pelo baiano com o know-how adquirido no projeto anterior e deu à luz Viva Raul, espetáculo cênico-musical que estreou em São Paulo em fevereiro e chega a Brasília neste fim de semana, com apresentações hoje e amanhã, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O projeto é uma ótima oportunidade para quem quer se aproximar ; ou se reaproximar ; do universo mítico e original criado pelo artista, a partir do que ele sabia fazer de melhor: música.

O cantor Renato Ignácio foi o escolhido para dar vida a Raul Seixas nos palcos. Na verdade, o paulista de 40 anos já chamava a atenção pelas semelhanças com o roqueiro baiano. ;Muita gente me comparava ao Raul na rua. As pessoas ouviam minhas músicas autorais e diziam que eram parecidas com as dele, tanto na interpretação quanto no estilo;, diz Ignácio. Há seis anos, ele resolveu se aprofundar na obra do compositor e decidiu formar uma banda para trazer tal repertório à tona novamente. Daí para adentrar o musical foi um pulo.

O repertório escolhido para o espetáculo apresenta os maiores sucessos da carreira do baiano, como Al Capone, Gita e Trem das sete. ;Não tem como fugir disso, mas a gente aborda várias fases da carreira dele;, comenta o intérprete. Além das músicas, são exibidos vídeos em que Ignácio conta partes da vida de Raul, com roteiro do jornalista Ricardo Alexandre. ;Ele estudou metafísica, filosofia, e tem vários episódios interessantes, como quando ainda criança começou a ouvir rock and roll;, diz Ignácio, que se apresenta com seis figurinos diferentes em Viva Raul.

VIVA RAUL
Hoje, às 21h, e domingo, às 20h, no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). Ingressos a R$ 140 e R$ 70 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 12 anos. Informações: 4101-1230.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação