Diversão e Arte

Artistas interagem com Olhos d'Água para produzir obras

Eles produzem uma série de trabalhos que refletem as relações desenvolvidas durante residênciana cidade

Nahima Maciel
postado em 30/07/2015 07:30

Obra de Dalton Paula, artista de Goiânia que participou da residência

Durante duas semanas, os artistas Dalton Paula, Ricardo Theodoro, Daniel Pellegrim Sanchez, Santhiago Sellon, Íris Helena e Thaís Galbiatti dividiram uma casa com sete suítes no centro histórico de Santo Antônio de Olhos d;Água para criar trabalhos nascidos da interação com a cidade. Batizada de Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco) e idealizada pelo Instituto Terceiro Setor (ITS) em parceria com a curadora Renata Azambuja, a casa recebe artistas para residências e produção de obras. É esse processo que Renata quer enfatizar em Interseções, em cartaz na Galeria Athos Bulcão.

O projeto de residência, realizado graças a prêmio de R$ 100 mil de edital da Funarte, fez com que os artistas desenvolvessem uma relação com a cidade e trouxessem para seus trabalhos um pouco desse diálogo. ;Essa exposição é para mostrar ao visitante o que é uma residência: são obras processuais;, avisa a curadora. Além dos trabalhos dos artistas, a exposição apresenta o registro fotográfico da cidade feito por Lucas las Casas, Daniel Pellegrim e Ricardo Theodoro, três vídeos, sendo um o documentário histórico que Kim Ir Sen realizou sobre a cidade nos anos 1970, e uma obra coletiva intitulada A passagem. Renata também queria que o público tivesse ideia do espaço no qual as obras foram produzidas. Por isso, montou recortes cenográficos dos ateliês e estações de trabalho dos artistas.

Intenções

O Naco nasceu em 2014, mas não chegou a ter uma abertura oficial. ;É uma casa que foi pensada primeiro como espaço-residência para artistas não apenas de artes plásticas;, avisa Renata. As atividades começaram em julho do ano passado com oficinas e cursos gratuitos de arte e tecnologia. O contraste entre o ambiente neocolonial da praça de Olhos d;Água e o pensamento artístico contemporâneo que circula na casa é uma das intenções do projeto. A exposição hoje em cartaz na Athos Bulcão, realizada com verba de R$ 143 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), foi mostrada no Naco antes de vir para o Plano Piloto. Eduardo Cabral, idealizador do Naco, quer transformar o espaço em uma referência para artistas. ;Apesar de ser uma coisa comum nos Estados Unidos e Europa, quase não há projetos de residência no Brasil. De uns anos pra cá é que vem surgindo;, diz.

Interseções

Exposição do resultado da residência dos artistas Dalton Paula, Ricardo Theodoro, Daniel Pellegrim Sanchez, Santhiago Sellon, Íris Helena e Thaís Galbiatti. Visitação até 24 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 20h, na Galeria Athos Bulcão (anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro)

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação