Diversão e Arte

Semana Paraense de Cultura traz programação para toda a família

Apresentações musicais, peças de teatro, rodas de conversa e ferinhas de gastronomia e artesanatos prometem trazer o gosto cultural do Pará

postado em 30/07/2015 15:40
O Grupo Teatral In Bust faz parte da programação com as peças Curupira - Um milhão de nós e Fio de Pão
Para fortalecer a identidade artísco-cultural das regiões Norte e Centro-Oeste, o Coletivo Miasombra, em parceria com a Associação de Teatro e dança da Amazônia (A Trama), idealizou o projeto Território Paranoá ; Eixo Cerrado Amazônico, no qual artistas do Distrito Federal, Belém e Goiânia fazem apresentações de teatro, dança e rodas de conversa.

Durante a Semana Paraense de Cultura, que vai até domingo (2/8) serão realizadas atividades com destaque para a cultura popular do Pará, com mostras de filmes, apresentações musicais, peças de teatro e feirinhas de artesanato e gastronomia.

Nas barraquinhas instaladas no Jardim da Funarte, no Eixo Monumental, os interessados em artesanatos poderão conhecer a essência da arte regional, enquanto os amantes da gastronomia degustam pratos típicos do Pará e aprendem sobre a origem das receitas locais.

Já para divertir a criançada, o grupo teatral In Bust entra em cena com as lendas do Curupira e da Cobra Norato. Nas peças Curupira - Um milhão de nós e Fio de pão, o grupo, que visa transmitir histórias populares da região Norte por meio do teatro com bonecos, procura manter a essência cultural viva e proporcionar um novo olhar aos espectadores.

;Para nós, o que mais importa é divertir o público;, explica o ator Paulo Ricardo. O diferencial do espetáculo é a interação do elenco com os bonecos e brinquedos. Os atores confeccionam os próprios bonecos e, durante as apresentações, interagem com as crianças ao dar vida à brinquedos populares, como o Mané-coco e os Mamulengos.

Com músicas que carregam o ritmo do camrimbó, atores e bonecos trazem um espetáculo cantado e chamam a atenção dos pequenos para as lendas que fazem parte da história brasileira e compõe a herança cultural do país.

Programação completa

Funarte (Eixo Monumental, Setor Divulgação Cultural). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Dia 30 de julho, às 17h, Feira de comidas típicas, artesanato e ervas amazônicas; às 19h, Cine Paranoá; e, às 20h, peça Curupira - um milhão de nós.

Dia 31 de julho, 15h, território de Diálogos culturais; às 17h, feira de comidas típicas, artesanato, ervas amazônicas; às 19h, peça Fio de pão - A lenda da cobra norato; e, 20h, os quentes da madrugada.

Dia 1; de agosto, às 17h, feira de comidas típicas, artesanato, ervas amazônicas; às 18h, Sirênios; e, às 21h, Gang do Eletro.

Dia 2 de agosto, às 17h, feira de comidas típicas, artesanato, ervas amazônicas; às 20h, Manoel Cordeiro; e às 21h, os quentes da madrugada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação