Diversão e Arte

Exposição mistura espaços negligenciados da cidade com a nudez

O fotógrafo Sérgio Costa Vincent convocou pessoas identificadas com a cultura para posar em frente a espaços culturais abandonados

postado em 06/08/2015 07:35
O fotógrafo Sérgio Costa Vincent convocou pessoas identificadas com a cultura para posar em frente a espaços culturais abandonados

O corpo nu choca, desperta o olhar, a curiosidade, e Sérgio Costa Vincent sabe disso. Não foi à toa que escolheu sua especialidade, o nu artístico, para compor as fotografias de espaços ociosos da cidade, que integram a exposição Abandonados, em cartaz a partir de hoje (6/8), no Café Savana.

São 10 anos de fotografia e, praticamente, o mesmo tempo dedicado aos retratos de nu artístico. ;A nudez enquanto expressão artística é muito forte. Porque ela pode mostrar tanto a fragilidade quanto a força;, explica.

Um dia, dando uma aula de fotografia, Vincent decidiu explorar o Teatro Nacional com um aluno. Para sua surpresa, um dos maiores símbolos da cultura brasiliense estava completamente abandonado. ;Cheguei lá e me deparei com aquela situação, o teatro estava fechado e havia muitos usuários de drogas ao redor do lugar;, relembra. A indignação com as condições precárias do local deu início ao projeto. ;Eu tenho um amor muito grande por Brasília, pela arte, pela arquitetura da cidade;, conta. ;Quando vi aquilo, resolvi protestar contra esse descuido com a nossa cultura;, completa.

[SAIBAMAIS]

Na época, o fotógrafo convocou voluntários para as fotografias nas redes sociais. No entanto, quis escapar dos estereótipos de beleza das fotos de estúdio, com modelos. Para dar mais força às composições, Vincent procurou por ;pessoas que estavam realmente atreladas à arte: ;Envolvidas com as artes cênicas, visuais da cidade;.

Exposição Abandonados
Abertura hoje, às 20h, no Café Savana (116 Norte). Visitação até 30 de agosto. Entrada franca. Classificação indicativa: 16 anos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação