Diversão e Arte

Artistas investem em megaestrutura na hora da gravação de DVDs

A intenção é usar o produto para venda de shows

Adriana Izel
postado em 09/08/2015 07:31
A gravação do DVD de Wesley Safadão em Brasília chamou atenção pela grandeza da estrutura
Quinze dias. Esse foi o tempo que a produção de Wesley Safadão demorou para montar a estrutura utilizada na gravação do DVD do cantor, em Brasília, em 1; de agosto. O palco contou com 100 toneladas de equipamento, 400m; de painéis de LED, além de 800 cabeças de luz espalhadas pela estrutura. E ainda chamou atenção pela enormidade: o palco podia ser visto a muitos metros de distância do estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Toda essa infraestrutura e os enormes números por trás da gravação, como a presença de 40 mil pessoas na plateia, levantaram uma questão em torno dos DVDs: por que os artistas têm investido tanto na gravação desse formato?

[VIDEO1]
[SAIBAMAIS]Wesley Safadão justificou que o momento da sua carreira merecia uma ;superprodução;, que contou com 200 profissionais e direção de Fernando Trevisan Catatau, grande nome na indústria de DVDs (ele participou de gravações como Chitãozinho & Xororó: 40 anos e João Neto & Frederico Ao vivo em Palmas).

;Num dos últimos shows do Cristiano Araújo em que estivemos juntos, perguntei o que ele achava. Ele me respondeu: ;O que a gente leva dessa vida? O que é bacana é poder olhar lá na frente e mostrar tudo isso aos nossos filhos. Poder mostrar nossa cara para o Brasil;;, exemplifica Safadão. Classificado por Catatau ;como um dos maiores DVDs do país;, o material do cantor será editado e masterizado em um estúdio em Los Angeles lançar o produto e a ideia o mais rápido possível.

Todo esse aparato evidencia uma tendência, principalmente entre os artistas do sertanejo, do forró e da música gospel brasileira. O diretor Anselmo Troncoso, da AT%2bG Produções, responsável por DVDs como Jorge & Mateus live in London ; At the Royal Albert Hall e Léo Magalhães 10 anos ; Ao vivo em Goiânia, diz que o DVD nada mais é do que uma forma de o artista mostrar que é uma pessoa de sucesso e consegue levar uma grande quantidade de público aos seus shows. ;Na realidade, apesar de as vendas das gravadoras terem caído, quando se faz uma produção dessas, isso se torna uma ferramenta de vendas de shows. Marca uma fase na carreira, mas, além disso, é algo para o contratante se basear;, completa.

O fascínio pelo LED

Uma das principais características das superproduções em DVD é o uso de painéis de LED. No mais recente material de Ivete Sangalo, Multishow ao vivo ; Ivete Sangalo 20 anos, foram utilizados 400m; de LED no palco. Já em In the cities ; Ao vivo em Cuiabá, do sertanejo Cristiano Araújo (morto neste ano em um acidente de carro), o número nem chegou a ser divulgado, mas cabia aos LEDs transformar o palco em algo interativo, que transformava o espaço em áreas de uma grande cidade, daí o nome do DVD.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação