Brasília foi bem representada no principal festival de cinema do país. Na cerimônia de premiação do Festival de Gramado (15/8), o filme O último cine drive-in, de Iberê Carvalho, começou bem e recebeu o Prêmio do Júri da Crítica. O início de uma noite especial para a cinematografia brasiliense.
[SAIBAMAIS]A atriz Fernanda Rocha levou ainda o Kikito de melhor atriz coadjuvante por conta do trabalho na fita de Iberê. Logo em seguida, foi a vez de Maíra Carvalho levar a estatueta de melhor direção de arte. Breno Nina, protagonista do longa, foi laureado como melhor ator.
O filme conta a história de Marlombrando, que se vê obrigado a retornar a Brasília, onde nasceu, por conta de uma doença da mãe. Por aqui, reencontra o pai, interpretado pelo experiente Othon Bastos.
Almeida, personagem de Bastos, cuida do Cine Drive-in da capital federal há anos. Apesar do número de espectadores não ser o mesmo de outrora, ele insiste em manter o cinema em atividade.
Outro representante brasiliense, O outro lado do paraíso, de André Ristum, foi eleito melhor filme pelo júri popular. O Kikito de melhor longa - metragem ficou para Ausência, de Chico Teixeira, que acabou premiado como melhor diretor. Mariana Ximenes foi escolhida melhor atriz desta 43a edição do festival.
A estreia nacional de O último cine drive-in está prevista para o próximo dia 20.