Depois de encontrar o manual para inquisidores O martelo dos feiticeiros em uma seleção de livros para doação, Alessandro Medonça decidiu escrever um romance baseado nos mistérios da Idade média. ;Queria escrever um romance que abordasse a questão histórica da inquisição;, afirma.
Em 2006, Mendonça começou a pesquisar os acontecimentos e costumes dessa época repleta de situações macabras, e a partir deles, criou cerca de 50 personagens que vivem na Vila Basovil, local fictício onde é narrada a história do livro Missi Dominici: os enviados do senhor.
Missi Dominici: os enviados do senhor é narrado por seres invisíveis que acompanham o leitor a cada página do livro, e conta os dramas de Cristine, adolescente rejeitada pelo marido por não ser mais virgem. No decorrer da narrativa, a jovem decide entrar em um ritual de bruxaria para recuperar a virgindade, por isso passa a ser perseguida pelos inquisidores.
O lançamento do livro Missi Dominici: os enviados do senhor será nesta sexta (21/8), às 19h, na livraria Leitura do Conjunto Nacional.