Diversão e Arte

Artista Banksy: "Museus são péssimos lugares para se olhar para arte"

Em rara entrevista para o jornal The Guardian, o veterano e misterioso artista britânico de rua falou sobre o seu novo projeto, "Dismaland", sua versão anarquista da Disney

postado em 21/08/2015 12:37

Obra do artista Banksy na cidade de Beit Hanun, localizada na Faixa de Gaza

Conhecido pelas pinturas e grafites que exibe em cidades como Bristol, Londres e diversas outras pelo mundo, o misterioso artista britânico Banksy está divulgando o seu mais novo - e ambicioso - projeto: um parque temático familiar para anarquistas principiantes.

Localizado na cidade de Somerset, Dismaland (um trocadilho com a palavra dismal, sombrio, em português e Disneyland) é um parque temático para "aqueles que se sentem entediados com a falta de expressividade corporativa que se passa por entretenimento familiar", explicou o artista ao The Guardian. "Ao invés de perguntar ;qual é o propósito da arte?;, o parque pergunta ;qual é o propósito em perguntar qual é o propósito da arte?;", afirmou, sempre enigmático.

O parque, o qual ele afirma ser "inadequado" para crianças, contém algumas obras de arte bastante sombrias, de acordo com o nome do projeto. A localização, mais afastada da cidade, também ajuda a dar ao parque um clima que se afaste da atmosfera famíliar tradicional de um parque temático tradicional ou de um museu. "A vantagem de exibir arte em uma pequena cidade litorânea é que você está competindo apenas com burros (o animal). Eu acredito que um museu seja um péssimo local para se olhar para arte; o pior contexto para arte é outra arte", refletiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação