A Praça dos Três Poderes recebeu cerca de 20 mil pessoas no ano passado para acompanhar as atrações do festival de jazz Bourbon Street Fest. Na ocasião, o evento completava a terceira passagem por Brasília e contou com seis atrações internacionais, entre elas, Mia Borders, Brass-A-Holics, Glen David Andrews e a cantora Germaine Bazzle, a artista mais aguardada da noite. Para este ano, no entanto, o brasiliense fã do lendário estilo nascido e desenvolvido em New Orleans terá que correr para acompanhar a quarta passagem do festival em Brasília e décimo em circuito nacional. Embora em São Paulo o festival já esteja rolando desde o fim de semana, com diversas atrações entre música e culinária, a capital receberá uma versão mais enxuta do evento.
O trompetista e cantor Leon ;Kid Chocolate; Brown e a banda 504 Experience serão a única atração do Bourbon Street em Brasília neste ano. O músico e a banda, que se apresentam hoje, às 21h, no Teatro dos Bancários, farão um show tributo a Louis Armstrong, personalidade conhecida como ;a personificação do jazz; e, indiscutivelmente, um dos principais nomes do estilo. ;Sendo um músico de jazz e nascido em New Orleans, é impossível escapar da influência de Louis Armstrong. Se hoje eu tenho a oportunidade de viajar o mundo tocando jazz, devo isso em grande parte a ele. O show de hoje será formado por músicas que ele ajudou a popularizar, mas que não necessariamente foram escritas por Armstrong;, enfatiza Kid Chocolate, em entrevista ao Correio.
Apesar de jovem (36 anos), Leon Brown já acumula conquistas notáveis na sua carreira, que começou profissionalmente aos 15 anos de idade, quando ele começou a ter aulas no New Orleans Center for Creative Arts (Nocca). Desde então, ele já viajou o mundo tocando em alguns dos maiores festivais de jazz do planeta, tocou com alguns dos principais nomes atuais do gênero e de outros estilos - como Irvin Mayfield, The Headhunters, Branford Marsalis, Harry Connick Jr., Lenny Kravitz, Milt Hinton, Joe Sample, entre outros -, além de ter vencido dois Grammys na carreira. ;Creio que, de todas as coisas que tive a sorte de conquistar em minha carreira, a possibilidade de me conectar com outras pessoas por meio da minha música é do que mais me orgulho;, afirma Leon.
[SAIBAMAIS]Todas essas conquistas são consequência de um som que já foi descrito como ;sem tetos ou paredes;, elogio que remete à versatilidade dos músicos nascidos e criados em New Orleans. Além do jazz, Kid Chocolate é fluente em outras linguagens musicais, como o blues, o soul e o R característico de New Orleans, além de ser um ótimo cantor (;Cantar me permite descansar um pouco do trompete;). Leon também se arrisca nas artes cênicas, interpretando o personagem Delmond Lambreaux, no seriado da HBO Treme, que se passa no Estado de Louisiana.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.