Diversão e Arte

Grupos de mamulengos do DF lançam CD O canto dos mamulengos em Taguatinga

Tradição será celebrada no domingo, às 16h, na Matinê do Ponto de Cultura Invenção Brasileira

postado em 02/09/2015 07:32
Boneco do Mamulengo Sem Fronteiras, um dos grupos que participam do álbum a ser lançado em TaguatingaCom histórias que representam o cotidiano do sertão nordestino, os chamados mamulengos improvisam canções e brincadeiras a cada região por onde passam. Brincantes manipulam bonecos confeccionados de pano e madeira, para, no ritmo do forró, frevo, cavalo marinho e baião, mostrar as riquezas da cultura popular nordestina. Inspirado nas canções dos grupos de mamulengo do cerrado, vários grupos de mamulengos do DF idealizaram o CD O canto dos mamulengos, que será lançado no domingo, às 16h, na Matinê do Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga.

Walter Cedro, coordenador do projeto e brincante do Mamulengo sem fronteiras, um tributo às canções que trilham as brincadeiras no Distrito Federal e Goiás, trabalha com os bonecos há 18 anos e teve despertardo o interesse a partir da convivência com o mestre Chico Simões. O mestre, coordenador do Mamulengo Presepada e do Ponto de Cultura Invenção Brasileira, é palhaço e mamulengueiro, além de um dos precursores da arte da fabricação e manipulação de bonecos no DF. ;Se existe amor à primeira vista, foi o que aconteceu comigo quando vi os bonecos de mamulengos pela primeira vez;, conta Cedro.

;Nasci em Brasília, mas meus pais são nordestinos. Sempre ouvi minhas irmãs e meus irmãos mais velhos cantando músicas saudosas, então tinha muita curiosidade de saber como era viver a cultura do Nordeste;, lembra Chico Simões. Há 30 anos no cenário cultural de Brasília, o grupo começou quando Chico tinha 25 anos. Depois de viajar pela terra dos mamulengueiros e conviver com mestres brincantes, ele voltou a Brasília, onde decidiu enraizar a tradição que tanto admirava.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Lançamento do CD O Canto dos Mamulengos
Ponto de Cultural Invenção Brasileira (QSB 12/13, Mercado Sul, Taguatinga). Dia 6 de setembro de 2015, às 16h. Entrada franca. Classificação indicativa livre. Mais informações: 8438-8338

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação