Diversão e Arte

Cia Os Buriti completa 20 anos de arte e educação

Desde 2010, o grupo realiza a Caravana Buriti, visitando municípios que têm pouco acesso a atividades culturais

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 07/09/2015 07:31

Com O marajá sonhador, a Cia. Os Buriti se apresentou na Índia;Somos uma tribo andarilha formada por uma família em cena;. É assim que a atriz Eliana Carneiro define o grupo teatral que leva um trabalho educativo, social e artístico para o interior do Brasil e diversos cantos do cerrado. A tribo Os Buriti é formada pelas atrizes Eliana e Naira Carneiro (mãe e filha), além do filho mais novo, Guian, e do companheiro de Naira, Daniel Pitanga.


[SAIBAMAIS]
Desde 2010, o grupo realiza a Caravana Buriti, visitando municípios que têm pouco acesso a atividades culturais. A família conta suas histórias em palcos, ruas, praças e escolas, além de manter um trabalho com professores, a fim de estimular uma maior percepção do valor da arte na sala de aula. Além dos atores, fazem parte da companhia os músicos André Togni (percussionista), Jorge Brasil (violinista), Carlos Frazão (percussionista), Marília Carvalho e Diogo Vanelli (flautistas e percussionistas).

Para comemorar os 20 anos de atuação, o grupo, que estreou em 5 de setembro de 1995, prepara a montagem de dois novos espetáculos, livretos com histórias e desenhos e um CD com as músicas autorais que compõem a peça Cantos de encontro. O lançamento está previsto para março de 2016. ;Dizemos que os nossos espetáculos são para todas as idades. Escolhemos e criamos histórias que dialogam de maneiras diferentes com a criança e com o adulto. Mas amamos apresentar para as crianças, estar com elas.

Arte e educação pela estrada

;A Caravana Buriti Arte Educação na Estrada é um projeto que adoramos fazer! Adoramos estar nos palcos de bons teatros, viajar para grandes festivais e não deixamos de fazer isso. Mas ir para o interior, para cidades pequenas, para as escolas públicas, e levar um pouquinho da nossa arte para essas crianças, professores, pais e mães, senhores e senhoras, que nunca assistiram espetáculos de teatro, música e dança, é muito gratificante. Claro que cada comunidade também tem os seus costumes e tradições culturais, que são riquíssimas.Aprendemos muito a cada viagem e temporada longe de casa. O público dessas cidades é muito mais aberto e receptivo. Vão com mais tempo a praça para assistir e desfrutar o espetáculo. Não é raro acontecer de recebermos algum agrado como um bolo, um café, de alguma senhora que mora ali perto do local de apresentação;, conta a atriz Naira Carneiro.

Conheça a Caravana Buriti

[VIDEO1]


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação