Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Museu do Perfume abre suas portas em Paris

O museu de entrada gratuita, patrocinado pela perfumaria artesanal e familiar Fragonard, conduz o visitante através da história até o século XX

O Museu do Perfume, que conta 3.000 anos de história e os segredos de fabricação das fragrantes, das flores ao frasco, abrirá suas portas neste sábado em pleno coração de Paris, a poucos passos da Ópera. Grandes alambiques e vasos de cobre ocupam a sala principal deste museu instalado no subsolo do que foi o Teatro Éden no século XIX, transformado em velódromo para parisienses elegantes.

Do Antigo Egito, onde era utilizado há 3 mil anos em ritos funerários, até a antiguidade grega e romana, o museu de entrada gratuita patrocinado pela perfumaria artesanal e familiar Fragonard conduz o visitante através da história até o século XX.

Cerca de 300 objetos, principalmente requintados frascos da coleção privada de Jean-François Costa, são exibidos em 1.200 m2 divididos em três andares. Após o teatro e o velódromo, a famosa fábrica de mobiliário inglesa Maple ocupou o local durante 118 anos.

"Era um local insólito, incrível, apto para fazer sonhar, o que é a própria essência do perfume", disse em entrevista à AFP Agn;s Costa, que junto a suas irmãs Françoise e Anne dirige hoje em dia a empresa Fragonard, fundada em 1926 na cidade provençal de Grasse (sul), capital mundial da perfumaria, um dos pilares da indústria do luxo.

O local apresenta também a peculiaridade de ser sustentado por enormes vigas de aço maciço, obra de Gustave Eiffel, o engenheiro que projetou a famosa torre parisiense. "O fato de estar instalado em um subsolo sem luz natural ajuda a criar uma atmosfera mais íntima, propícia ao universo do perfume", explicou à AFP o arquiteto do projeto, François Muracciole.

Compondo o órgão

Alguns dos objetos mais fascinantes da coleção são frascos de cristal, esmalte ou metal trabalhado que representam o máximo da sofisticação no século XVIII. "Quando alguém vê a publicidade de um perfume, sempre sonha através do frasco, algo também presente em nossas vitrines do século XVIII, com verdadeiras obras de arte que oferecem o máximo de sonho para quem os possui", diz Costa.



Uma seção apresenta de maneira didática todas as etapas que dão vida ao perfume, das matérias-primas com a colheita das flores, a destilação e a composição das fragrâncias pelos famosos "narizes". Esses profissionais com olfato superdotado são capazes de compor os três tempos fundamentais da "pirâmide olfativa" de todo perfume: cabeça, coração e fundo.

Dispostos em fileira sobre vários níveis, mais de 200 pequenos frascos idênticos etiquetados com cada essência compõem o "órgão" sobre o qual trabalha o criador. O vocabulário da profissão se inspira diretamente no mundo musical na hora de combinar as "notas" aromáticas. "Hoje os profissionais trabalham com um computador, não misturam essências, mas o nariz está no cérebro", explica Agn;s Costa.

Como explicar enorme sucesso das fragrâncias no mundo atual? "O perfume -diz Agn;s Costa- é uma das artes da sedução. É uma característica diferencial da personalidade e um sinal de civilização".