Diversão e Arte

Brasília sedia o primeiro festival internacional de tambores

O 'Adarrum' reúne mestres batuqueiros de diferentes regiões e países na Vila Telebrasília

postado em 11/09/2015 17:20

O festival conta com a presença de mestres batuqueiros do Brasil, Argentina e Chile

;A percussão é linda, mas mal valorizada. A ideia é fortalecer e abrir espaço para os percussionistas crescerem e trocarem conhecimentos;, como introduz Célio Zidório, mestre do grupo de percussão Batukenjé. Ele estará no Adarrum: Festival internacional de tambores, que será de 11 a 13 de setembro na Vila Telebrasília. O evento tem como objetivo mostrar a força da percussão em um contexto universal. ;A percussão está no mundo como o futebol, tem muitos grupos que tocam bem no Chile, na Argentina e na Espanha, por exemplo;, acrescenta Célio, que no mundo da música é conhecido como Celin du Batuk.

O batuqueiro formou o Batukenjé há nove anos, enquanto ministrava um curso de ritmos afrobrasileiros na Finlândia, e, desde lá, trabalha a percussão como instrumento de inclusão social e cultural. ;Já que trabalho viajando para promover a arte inclusiva por meio dos tambores, sempre tive vontade de reunir os diferentes grupos culturais que conheço em Brasília para podermos trocar experiências e fortalecer a produção artística brasileira;, explica o batuqueiro sobre a idealização do Adarrum.

Além de viajar por diferentes países como França, Alemanha, Chile e Argentina, Celin du Batuk trabalha com a música em comunidades carentes do Varjão, Estrutural e Vila Telebrasília, nas quais visa expandir o conhecimento e as riquezas da cultura popular. "O Adarrum tem como objetivo levar a cultura para comunidades que não tem acesso a atividades culturais;, explica Célio. O festival internacional de tambores é o resultado e a expansão do projeto de interação que realiza com a comunidade por meio do Batukenjé.

No Adarrum, sete mestres brasileiros, portugueses, argentinos e chilenos, entre eles mestre Jackson e Alonsino, irão ministrar oficinas de percussão, como;Rufar dos Tambores e Batucadas Chile-;Brasil. Instrumentos artesanais, danças tradicionais e batucadas contagiantes prometem fazer parte das oficinas na Vila telebrasília.

;Queremos mostrar que Brasília é um ótimo ponto de encontro para a percussão, porque aqui temos uma variedade de ritmos que são trazidos por pessoas de todos os lugares, e que buscam uma oportunidade melhor na cidade;. Segundo o organizador do projeto, por ser um lugar histórico que precisa de movimento cultural, a Vila Telebrasília foi a escolhida para sediar o evento. Construída na época da construção da capital, era conhecida como acampamento Camargo Correia, e durante muitos anos passou invisível pelos olhos do governo e do resto da população. ;Vamos revitalizar a Vila. No domingo, os grupos desfilarão pelas ruas fazendo festa, como se fosse um carnaval fora de época;, acrescenta Clécio.

Serviço
Espaço de Encontro Comunitário da Vila Telebrasília. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Dia 11 de setembro:

19h ; Workshop Sustentável de Ritmos Brasileiros, com o mestre Fred Magalhães
20h30 ; Abertura Oficial
21h ; Show Bateria Nota Show

Dia 12 de setembro:

9h ; Workshop Rufar dos Tambores e Roda de Conversa, com mestre Jackson (Olodum/BA)
11h30 ; Workshop A Conversa dos Timbais, com mestre Celin du Batuk (Batukenjé/DF)
14h30 ; Workshop Tambor Zinhos ; Tambores ao Ar e Jogos de Baquetas, com os mestres Jona Zinho e Emilio El Mago (Klan Zinho/Chile)
16h30 ; Workshop Pisando o Barro Ancestral, com o mestre Randal Andrade (Tamnoá/DF)
18h ; Workshop de Samba, com o Mestre Wagner (Bateria Nota Show/DF)
20h ; Show Marcos Costa (Ilê Ayiê) e mestres convidados

Dia 13 de setembro:

10h ; Workshop Chile;Brasil com mestre Alonso (Batukenjé/Chile)
11h30 ; Cortejo Popular com Batukenjé e grupos convidados

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação