Diversão e Arte

Cultura afro é valorizada em espetáculos da cidade

Em meio a movimentos sociais, o teatro se une na valorização e exploração do pensamento e da crença negra no Brasil

postado em 12/09/2015 06:55

Axé Orixá: espetáculo itinerante  passará por 11 cidades do DF

Acompanhando movimentos sociais, como Marcha do Orgulho Crespo e Festival da Cultura Negra, o teatro se une com espetáculos que têm como protagonista a cultura e história afro-brasileira. Com a visibilidade do tema, a sociedade caminha para uma desmitificação e valorização da história e cultura do negro no Brasil.

Na crença vinda da África e transformada no Brasil, os vários Orixás brasileiros são o foco de Axé Orixá, que estreia dia 17. Espetáculo itinerante, que passará por 11 regiões administrativas do DF, narra cinco mitos das divindades do candomblé brasileiro. Segundo Letícia Helena, diretora do espetáculo, a peça tenta desmitificar a religião afro. ;A religião é desvalorizada no Brasil, mesmo com vários seguidores. Nós tentamos com o espetáculo despertar não só interesse pelos mitos, mas também o respeito pela crença;, diz.

O espetáculo tem linguagem simples e direta e a parte musical é cantada ao vivo pela atriz e cantora Fernanda Jacob. Desde 2011 estudando a religião, Letícia conta que a ideia veio em uma aula de artes cênicas na UnB, onde foi formada, sobre mitologia grega. ;Eu pensei em como nós estamos acostumados com a cultura europeia, mas sabemos pouco sobre a africana e indígena, tão presentes no Brasil;, conta.

Galanga Chico Rei
Caixa Cultural (SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 - Asa Sul). Hoje, às 17h e 20h e dia 13 de setembro, às 16h e 19h. Ingressos: R$10 (inteira) R$ 5 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos.

Axé Orixá
Estreia dia 17 de setembro, estacionamento da Adm. Riacho Fundo I, às 19h30. Entrada franca. Classificação: livre. O espetáculo será exibido até dia 11 de outubro em mais 10 cidades. Confira a programação completa no nosso site.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação