Diversão e Arte

Encontro de músicos celebra o acordeon

Tributo a Dominguinhos também presta homenagem o instrumento imortalizado por Luiz Gonzaga

Irlam Rocha Lima
postado em 15/09/2015 07:30
Bebê Kramer,  Toninho Ferragatti, Adelson Viana e Renato Borghetti: sanfoneiros renomados se encontrarão no encerramento do show
Instrumento de origem europeia ; foi criado na Áustria, em 1889 ;, o acordeon, ao chegar ao Brasil trazido por imigrantes portugueses, chamava-se concertina e tornou-se popular principalmente no nordeste, no centro-oeste e no sul do país.

Aqui, conhecido, também, como sanfona, fole e gaita-ponto, passou a ser tocado por Luiz Gonzaga, Sivuca, Hermeto Pascoal, Mário Zan e Dominguinhos, que tornaram-se mestres do ofício. Todos o utilizaram para criar clássicos da música popular brasileira.

Dominguinhos, que dá nome ao projeto deste ano do Clube do Choro, será homenageado, também, no Teatro da Caixa, onde, de hoje a sexta-feira, às 20h, ocorre o Encontro Brasileiro do Acordeon. É uma série de shows com os gaúchos Renato Borghetti e Bebê Kramer, o paulista Toninho Ferragutti e o cearense Adelson Viana.

Com direção musical do multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, os quatro tem o apoio da banda formada por Alex Bucki (bateria), Thiago Espírito Santo (baixo elétrico) e Daniel Sá (violão). No show, cada acordeonista faz números solos, apresentando temas autorais; e, em seguida, se revezam em duos. No final, tocam juntos.

Tributo

Embora o tributo a Dominguinhos permeie o espetáculo, o público poderá apreciar o requinte jazzístico de Borghetti, mesmo mantendo fidelidade à tradição gaúcha, em sua gaita-ponto; a nova roupagem para o acordeon do sudeste, com Ferragutti; a sonoridade da sanfona nordestina, melodiosa e sensível, na execução de Adelson; e os improvisos de Bebê, abrindo novas fronteiras para o acordeon, ao tocar choro e tango.
Encontro Brasileiro de Acordeon
Shows de Renato Borghetti, Toninho Ferragutti, Bebê Kramer e Adelson Viana de hoje a sexta-feira, às 20h, no Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Bão recomendado para menores de 12 anos. Informações: Informações: 3206-8708.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação