Diversão e Arte

Projeções de fotografias e música tomam a praça do Museu Nacional hoje

Projeto Sonar leva imagens de fotógrafos da cidade a espaços públicos

Nahima Maciel
postado em 16/09/2015 07:30

O colorido das fotos das roupas dos budistas em foto de Isabela Lyrio

Durante as duas noites, ensaios de nove fotógrafos da cidade serão projetados na cúpula do museu enquanto os DJs Nagô, Elefunk e Arlequim criam um set musical ao vivo inspirado no conteúdo das imagens. Para Nagô, a música deve se encaixar nas fotografias e as paisagens e lugares registrados pelo fotógrafo influenciam no tipo de sonoridade buscada pelo DJ. ;Faço basicamente música eletrônica;, avisa.

Os ensaios projetados foram produzidos por André Dib, Armando Salmito, Arthur Monteiro, Hélio Rocha, Isabela Lyrio, João Paulo Barbosa, Marcos Amend, Márcio Cabral e Olivier Bo;ls. Muitas das imagens trazem cenas de lugares distantes, como Índia, Antártica, Tibete, Indonésia e Camboja. Outras são mais familiares e retratam a Amazônia, Cuba, os Estados Unidos, a Bolívia e a Chapada dos Veadeiros. A ideia inicial do projeto era levar a fotografia brasiliense a todos os cantos do DF, por isso o Sonar esteve no Varjão, Ceilândia, Vila Telebrasília e Itapoã antes de aterrissar no museu. ;O importante é levar a cultura para as pessoas;, diz Nagô.

Foto do alto Amazonas integra as projeções

A ideia é que a música componha artisticamente com a fotografia e amplifique a mensagem. ;Ela transforma a projeção em um show, um audiovisual;, explica a fotógrafa Isabela Lyrio, que participa das projeções. A ideia era que os DJs se inspirassem nas imagens enviadas pelos fotógrafos e encontrassem no seu acervo músicas que dialogassem com essas fotografias;.

Uma característica que perpassa as imagens selecionadas é o fato de resultarem de viagens. Democratização e acessibilidade são duas ideias que nortearam o projeto. ;O público tem uma experiência muito mais envolvente e rica;, acredita Isabela.

Sonar

Hoje a amanhã, das 19h às 22h, na praça do Museu Nacional da República

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação