Diversão e Arte

Clube de leitura Leia mulheres estreia na capital com edição no Sebinho

O projeto tem como objetivo valorizar a leitura de obras produzidas por mulheres

Adriana Izel
postado em 17/09/2015 07:30
Patrícia Rodrigues e Mariana de Ávila serão as mediadoras do encontro
Ler mais escritoras. Esse é o objetivo do Leia mulheres que surgiu em 2014 após iniciativa da escritora britânica Joanna Walsh. No ano passado, como forma de trazer à tona a desigualdade de gênero na literatura, ela propôs promover um equilíbrio por meio da criação de um projeto, que teria como foco ler e discutir apenas obras produzidas por mulheres. ;Por que editamos, publicamos, traduzimos, divulgamos, estudamos, discutimos menos a produção de ficção e de não ficção de mulheres? O que fazer para mudar isso? Ler as obras de escritoras, valorizar outras profissionais mulheres do mundo editoria;, escreveu Joanna no perfil oficial do projeto nas redes sociais.

[SAIBAMAIS]Inspiradas pela iniciativa internacional, as brasileiras Juliana Gomes (consultora de marketing), Juliana Leuenroth (jornalista) e Michelle Henriques (transcritora) criaram o clube de leitura com o mesmo nome no Brasil em fevereiro deste ano. O primeiro encontro foi em março em São Paulo. Assim o projeto percorreu várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, até chegar a Brasília.

A versão brasiliense terá sua primeira edição nesta quinta-feira (17/9), a partir das 20h, na livraria Sebinho (406 Norte). Ela foi criada após uma iniciativa da jornalista Mariana de Ávila. ;Comecei a acompanhar o clube de livros em outras cidades, mandei uma mensagem pelo Facebook e conversamos sobre fazer uma edição em Brasília. Depois o outro passo foi encontrar um lugar e pensar no livro;, conta.

Assim, Mariana convidou sua amiga também jornalista Patrícia Rodrigues para fazer a mediação ao seu lado no projeto. ;Parece que foi uma transmissão de pensamento, eu estava em busca de clubes de leitura e a Mariana me ligou e falou da proposta. Logo, eu topei participar;, comenta Patrícia. Em conjunto, a dupla escolheu o livro da primeira edição do clube de leitura, que será Cinderela chinesa, da escritora chinesa Adeline Yen Mah. ;Eu já tinha lido esse livro e gostava muito da história e ele ainda não tinha sido discutido em outras edições do Leia mulheres. O bacana é que o enredo da obra de uma mulher chinesa que cresceu na década de 1940, num período que era muito mais difícil ser mulher, e tem como discutir as temáticas relacionadas as mulheres;, explica.

Obra da escritora chinesa Adeline Yen Mah abrirá a primeira edição do projeto
Durante o encontro, Mariana e Patrícia farão um resumo do livro e depois abrirão para o debate. ;Vamos falar sobre a história, porque como é a primeira edição pode ser que tenha gente que nunca leu o livro;, afirma. Nas próximas edições, a ideia é selecionar até cinco livros e colocar para votação do público. A expectativa é de que a versão do Leia mulheres em Brasília ocorra uma vez por mês. A próxima deve ser no meio de outubro, ainda sem data exata e local confirmado.

Obra escolhida

O livro escolhido para o encontro Cinderela chinesa foi lançado em maio de 2005. A obra de autoria da chinesa Adeline Yen Mah é considerada uma autobiografia da escritora. ;Cinderela chinesa é minha autobiografia. Foi difícil e doloroso escrevê-la, mas me senti compelida a fazê-lo. A história da minha infância é simples e pessoal, mas, por favor, não subestime a força desse tipo de relato;, conta no prefácio da obra.

Adeline Yen Mah coloca no livro muitas referências à cultura chinesa e faz um relato, como que contado por uma criança, de sua infância. A escritora viveu em um delicado momento histórico, com as causas e consequências da Segunda Guerra Mundial e com o próprio país passando por guerras civis.

SERVIÇO
Leia mulheres
Hoje, às 20h, no Sebinho (406 Norte, Bl. C). Primeira edição do clube de leitura com mediação de Mariana de Ávila e Patrícia Rodrigues. Discussão do livro Cinderela chinesa, de Adeline Yen Mah. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

LIVRO

Cinderela chinesa ; A história secreta de uma filha renegada
De Adeline Yen Mah. Com tradução de José Rubens Siqueira. Companhia de Letras, 176 páginas.

Leia mulheres pelo Brasil

São Paulo
O projeto começou na capital paulista em março deste ano. O próximo encontro está marcado para 29 de setembro, às 19h30, no Blooks Livraria, no Frei Caneca Shopping. O livro escolhido é Jazz de Toni Morrison.

Rio de Janeiro
Na cidade maravilhosa, o clube de leitura se reúne todo mês. Em setembro, o último encontro foi no dia 9 e em outubro está marcado para o dia 14, às 19h30, no Blooks Livraria, em Botafogo. A obra Redoma de vidro, de Sylvia Plath, será o tema.

Porto Alegre
A cidade recebeu uma edição em agosto e já tem outra prevista para 26 de setembro, às 16h, na Usina do Gasômetro. O livro que será discutido também é Redoma de vidro, de Sylvia Plath.

Belo Horizonte

O livro Orlando de Virginia Wolf será o tema de discussão no clube em BH, que está marcado para 30 de setembro, às 19h30, no Café com Letras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação