Diversão e Arte

Festival de Cinema: programação fora do mainstream para o fim de semana

Para os próximos dias do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a programação reserva opções para todos os públicos e que vão além da Mostra competitiva

postado em 18/09/2015 14:24
Além da consagrada Mostra Competitiva Outras, outras três mostras do 48; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro estão em cartaz. Além das exibições, também constam na programação uma seleção filmes voltados para as crianças - o Festivalzinho -, debates, workshops e lançamentos de livros e DVDs, oferecendo opções para aqueles que se interessam pelo fazer cinematográfico e também para os curiosos.
Para o sábado (19/9):
Às 11h, será realizado um debate com as equipes dos filmes Cidade nova, Copyleft e Para minha amada morta - que serão exibidos nesta sexta-feira (18/9), na Mostra Competitiva Cine Brasília a partir de 20h30. O debate será sediado no Kubitschek Plaza Hotel e o acesso é livre.
Grafo Audiovisual/Divulgação
Também no sábado, às 17h, o hotel receberá o lançamento de sete livros e um DVD. Dentre eles, o livro Cinema e cordel, da francesa Sylvie Debs, estudiosa do cinema nordestino, e o Jornal de cinema, do cineasta Vladimir de Carvalho.
Ainda no mesmo horário, é possível assistir três filmes da Mostra Brasília, no Cine Brasília, com entrada gratuita. O destaque do dia fica por conta de Ninguém nasce no paraíso (Matriz proibida), de Alan Schwarberg, que faz sua estreia no festival. O documentário gira em torno das medidas públicas, em Fernando de Noronha, que impedem as moradoras da ilha de terem seus filhos no local.
[VIDEO1]
No Cine Cultura Liberty Mall, também às 17h, será exibido o longa-metragem Olhar de Nise. O documentário de Jorge Oliveira e Pedro Zoca conta a história de Nise da Silveira, psiquiatra responsável por revolucionar a área no país e pela criação do Hospital Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. O filme integra a Mostra Panorama Brasil. Às 19h, o cinema recebe o longa El Ardor, do argentino Pablo Fendrik, com Gael García Bernal e a brasileira Alice Braga.
[VIDEO2]
Para o domingo (20/9):
A Mostra Brasília traz, às 17h no Cine Brasília, a única animação que integra o Festival fora da programação infantil do Festivalzinho. Johan, do brasiliense Washington Rayk, que faz sua iniciação no Festival já pensando nos projetos futuros: "quando fui ao teste de exibição só conseguia pensar: preciso fazer algo melhor urgentemente", conta, ;fiquei muito feliz em sentir essa necessidade de produzir mais uma vez;. Roteirizada, montada e dirigida por Washington, a animação é uma ficção inspirada no astrônomo Johannes Kepler.
Para o diretor, o Festival é responsável por abrir portas para novas oportunidades e interesses, tanto para os realizadores, quanto para o público. ;Para nós que moramos em cidades satélites, às vezes é fácil acreditar que nada é possível, ou que nada acontece por aqui;, explica.
No mesmo horário, será exibido 5 Vezes Chico - O velho e sua gente, de Gustavo Spolidoro, Ana Riepet, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes. O filme, que faz parte da Mostra Panorama Brasil, retrata, a partir da visão de cada diretor, a vida em cada um dos cinco estados banhados pelo Rio São Francisco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação