Diversão e Arte

Artista brasileiro desenha Darth Vader em história em quadrinhos

Mike Deodato será o ilustrador responsável por retratar o famoso vilão nos quadrinhos

Renata Rios
postado em 19/09/2015 07:36

Mike Deodato trabalha nos Estados Unidos desde 1991 e agora foi convidado para ilustrar o Star Wars: Vader Down

É difícil encontrar quem não reconheça a famosa frase ;Luke, eu sou seu pai!”, eternizada por um dos vilões mais clássicos da história do cinema. O icônico personagem da saga Star Wars, Darth Vader, também estará nas histórias em quadrinhos. As mãos responsáveis por ilustrar o tão temido personagem são brasileiras: o ilustrador Mike Deodato ganhou essa importante missão e promete agradar aos fãs da saga.

Nascido em Campina Grande (PB), o artista de 52 anos diz que não falta motivação para seguir a carreira de ilustrador. Entre os nomes que inspiraram o Deodato, estão Neal Adams, Dick Giordano, Berni Wrightson, Jim Steranko. Mas, provavelmente, o nome mais forte da lista dele seja o do próprio pai, Deodato Taumaturgo Borges.

O pai do artista foi o criador da primeira revista em quadrinhos do nordeste, em 1963, As aventuras de Flama. ;Decidi que seria quadrinista aos 13 e comecei fazendo fanzines aos 15. Meu primeiro trabalho pago foi A história da Paraíba em quadrinhos, em 1985, quando eu tinha 22 anos;, relembra Deodato. Segundo ele, apesar de ter entrado cedo no mercado, só foi possível viver exclusivamente dos quadrinhos em 1991, quando começou a trabalhar para o mercado norte-americano.

Hoje em dia, ele analisa o mercado nacional com otimismo. ;Álbuns novos, de excelente qualidade, são lançados a toda hora, tanto que eu até me motivei a voltar a fazer quadrinho autoral no Brasil e lancei, em dia 18 de Julho, o álbum Quadros;, comenta, complementando que o trabalho é o mais maduro, pessoal e experimental que fez até agora. Para ele, os eventos e convenções que acontecem, cada vez com mais frequência pelo país, são um ótimo termômetro desse mercado que cresce.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação