A Caixa Cultural de Brasília traz nesta segunda-feira (21/9) a música brasileira em solo de violino, que promete surpreender o público. A apresentação do violinista Cláudio Cruz faz parte da série Solo Mísica 2015, que segue com apresentações até dezembro.
A noite desta segunda-feira será dedicada a Flausino Vale, compositor mineiro que compôs uma obra que traz influências de Paganini e do folclore mineiro, e teve a honra de ser gravado por violinistas históricos como Jascha Heifetz, Itzhak Perlman, Isaac Stern e Zino Francescatti.
Cláudio Cruz toca Flausino com amplo conhecimento de causa. Por sua excelência como violinista, foi procurado pela jornalista e musicóloga Camila Frésca para gravar um CD com a obra integral para violino solo do compositor e recebeu, no ano seguinte, o Prêmio da Revista Bravo de ;Melhor CD Erudito;. Até esse projeto, o que havia em disco da obra de Flausino era o LP de Jerzy Milewsky, (gravado nos anos 80 e relançado em 1999) com parcela da obra solo e a gravação de alguns prelúdios por violinistas importantes, entre os quais Jascha Heifetz que gravou Ao pé da fogueira em 1942.
[VIDEO2]
Estreia
Esta será a primeira vez que Cláudio Cruz vai executar a obra integral de Flausino Vale.
;É um recital raro pela obra, que é desconhecida mesmo da maioria dos violinistas brasileiros;, diz Alvaro Collaço, produtor curador da Série. Nascido em Barbacena, Minas Gerais, em 1894, e falecido em Belo Horizonte em 1954, Flausino Vale foi compositor, instrumentista, professor e poeta. Era amigo de Villa-Lobos, que o chamava de ;o Paganini brasileiro;. Andrade Muricy preferia chamá-lo de ;o verdadeiro Ernesto Nazareth do violino brasileiro;.
Intuitivo, Flausino explorou em sua obra diferentes técnicas, influenciado por Paganini e pelo folclore de Minas Gerais. Flausino descreve nos Prelúdios a natureza, a vida e as festas nas fazendas e nas pequenas cidades do interior. ;A música de Flausino traz uma relação direta com o universo da viola caipira;, destaca Collaço. ;Curiosamente, influenciaria Renato Andrade, um dos principais violeiros do país, que foi seu aluno de violino e compôs obras semelhantes aos prelúdios de Flausino;, explica.
[VIDEO1]
SERVIÇO
Série Solo Música ; Cláudio Cruz (violino)
21 de setembro de 2015, às 20h. Teatro da Caixa (SBS quadra 04- lotes ;). R$ 10 (a inteira). Classificação indicativa: 12 anos
Programação Solo Música 2015
19 de outubro- Victor Gama (instrumentos novos: Acrux, Dino e Toha)
16 de novembro- Arja Kastinen (kantele)
14 de dezembro- Clarice Assad (piano e voz)