Diversão e Arte

Titãs reafirmam ousadia e irreverência em novo DVD

'Nheengatu - ao vivo' toca em assuntos espinhosos como pedofilia, violência contra a mulher e a miséria

postado em 22/09/2015 11:31

Integrantes do Titãs com máscaras referentes ao novo DVD: sucesso e volta às origens

A ousadia de inovar esteticamente após mais de 30 anos de carreira rendeu, ao Titãs, o prêmio de melhor show segundo a Associação Paulista de Críticos da Arte (APCA). O DVD Nheengatu ; ao vivo, lançado neste mês, foi gravado durante a turnê do ano passado e tornou-se a nova marca da banda.

Com a irreverência de sempre, o Titãs toca em assuntos espinhosos como pedofilia, violência contra a mulher e a miséria. Mas as letras, mais cruas e ácidas como as do início da carreira, vêm acompanhadas de uma nova proposta de apresentação. ;A gente se retificou como grupo e isso trouxe um frescor, uma nova pegada titânica;, afirma Branco Mello, vocalista e baixista.

A música que abre o show é Fardado, umas das nove faixas inéditas. Inspirada nas manifestações de 2013, a canção faz uma ponte com Polícia, do disco Cabeça Dinossauro, que aborda a truculência dos polícias de 30 anos atrás. As máscaras e narizes de palhaços utilizados nos protestos serviram de inspiração para o primeiro videoclipe do álbum. ;Pintamos o rosto para a gravação e o efeito foi tão bacana que decidimos incorporar na turnê;, conta Paulo Miklos,vocalista e guitarrista.

Durante a primeira parte do show, os integrantes estão de máscaras e perucas ; semelhantes às pinturas do clipe ; sob um jogo de luz que confere atmosfera cenográfica ao que acontece no palco. ;Quando a gente entra mascarado não dá outra: as pessoas ficam muito atentas à letra das músicas. E isso foi ótimo, porque apresentamos só canções inéditas nesse momento do show;, comenta Mello.

[SAIBAMAIS]Foi essa força visual que acabou fazendo de Nheengatu a nova identidade do Titãs. ;Nós conseguimos alcançar algo inédito mantendo as coisas mais básicas e importantes: a sonoridade e a personalidade do nosso som;, explica Miklos. Para ele, a sintonia atual da banda foi o que possibilitou essas inovações, e ela é resultado de um longo processo de amadurecimento coletivo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação