Diversão e Arte

Legado de Celsão ajuda Brasília a se tornar convidativa para DJs

Celsão faleceu no último domingo e ajudou a fazer história na noite brasiliense

Irlam Rocha Lima
postado em 08/10/2015 07:36

DJ Celsão

O toca-discos que Ocimar usava para animar embalos no Quarentão, em Ceilândia, na década de 1990, é visto como um objeto totalmente obsoleto, se comparado com o CDJ 2000 ; aparelhagem utilizado, atualmente, por Sony na Q5, a badalada boate do Lago Sul.

Esse é apenas um dos itens que contribuem para estabelecer diferenças entre as festinhas de antigamente e as baladas de hoje em dia, na visão de DJs considerados pioneiros desse ofício e que se mantêm em atividade. Eles são contemporâneos de Celsão, morto no último domingo, que fez história tocando na noite brasiliense.

Com 39 anos de carreira, Elyvio Blower é do tempo do vinil. ;Eu ainda era adolescente quando comecei a tocar em boate, na Scherazade, no Torre Palace Hotel, em 1982. Depois fui para a Zoom (Centro Comercial Gilberto Salomão) e de lá para a Opus 4, que existiu na CNB 12, em Taguatinga;, lembra. ;Como tinha bons contatos nos Estados Unidos, trazia de lá as últimas novidades. Fui um dos responsáveis por implantar, na Opus 4, o movimento techno no Brasil;, acrescenta.

Elyvio que passou pela Scaramouche (QI 11, Lago Sul), Fashion Club (Liberty Mall) e Farol (Pier 21), atualmente se apresenta no Bier Fass (Gilberto Salomão), de sexta-feira a domingo. Para ele, a partir dos anos 1990, a música para dançar tornou-se mais segmentada. ;Hoje, pode-se ouvir desde a deep house, que é mais tranquila, num lounge, à EDM, mais acelerada, na boate.;

A Zoom, discoteca que marcou época em Brasília, foi onde Bob Bruno se destacou, comandando a matinê de domingo. ;Há uma geração de baladeiros que guarda bons momentos daquele período, em que o rock dos anos 1980 dava o tom e superlotava a pista de dança;, recorda-se, nostálgico, o DJ, que, no mesmo centro comercial tocou no Banana Republic.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação