postado em 12/10/2015 07:34
Da música para dar banho no bebê às canções de ninar, pais, mães, avós, irmãos e tios fazem das atividades diárias com os pequenos uma eterna brincadeira. ;Quando a gente tem filho, passa a frequentar loja de brinquedo e ouvir instrumentos de criança, por isso comecei a brincar de criar arranjos com esses instrumentos;, lembra o guitarrista e vocalista do Pato Fu, John Ulhoa. Assim como John e a esposa, Fernanda Takai, outros músicos de carreira consagrada, como Edgar Scandurra, Arnaldo Antunes e Zeca Baleiro, têm filhos. E do som dos brinquedos jogados no chão de casa aos arranjos musicais na hora do jantar, criaram sensibilidade para um toque diferente: um toque em homenagem a infância.
Ouvir composições infantis que seguem o ritmo de canções conceituadas da cultura brasileira dão aos pequenos o privilégio do conhecimento, que, segundo a psicopedagoga Flávia Della Giustina, auxilia na interação com o próximo. ;Quando a criança escuta músicas que foram feitas para ela, acaba se identificando, encontra as próprias características e se sente acolhida, se tornando uma pessoa mais sensível;, completa.
Bater em panelas como se fosse bateria, fazer do sofá, um palco, e da escova de cabelo, microfone, são exemplos de brincadeiras com a música que não só marcam a infância, como também refletem na personalidade de cada um. E é isso que músicos e pais, como os integrantes da banda Pequeno cidadão, defendem. Para Taciana Barros, ex-vocalista da Gang 90 e atual cantora do grupo, a música faz parte da história de cada família. ;O que vai ficar na memória dos filhos são essas coisas que emocionam através de brincadeiras simples e divertidas, por isso devemos valorizar o universo infantil, que chega a ser um luxo de tão rico;, acrescenta a cantora.
[SAIBAMAIS];Músico, quando tem filho, a música faz parte do dia-a-dia da casa, porque a gente inventa o tempo todo;, como explica Taciana, foi das brincadeiras e barulhos da rotina comum entre as famílias, que surgiu a ideia de juntar filhos e pais para tocarem em uma banda. Inicialmente com Arnaldo Antunes, mas hoje formado por Taciana, Edgar Scandurra e Antônio Pinto, o Pequeno cidadão traz uma proposta de rock psicodélico para a criançada.
Dicas de discos para família
; Pequeno Cidadão 1 (2001), de Pequeno Cidadão
; Pequeno Cidadão 2 (2013), de Pequeno Cidadão
; Música de brinquedo (2010), de Pato Fu
; Tum pá (2012), de Barbatuques
; Partimpim (2004), de Adriana Calcanhotto
; Zoró, bichos esquisitos (2014), de Zeca Baleiro
; Arca de Noé (1980), de Vinícius de Morais
; Os saltimbancos (1977), de Chico Buarque
; Cantigas de roda (1998), de Palavra Cantada
; Canções de brincar (1996), de Palavra Cantada
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.