Diversão e Arte

Lançamentos e maratonas agitam a data mitológica de De volta para o futuro

Vinte e um de outubro de 2015 finalmente está prestes a acontecer. Ao Correio, autor de livro sobre a franquia ressalta a importância da trilogia: "mudou não só o cinema, mas o mundo"

Adriana Izel
postado em 20/10/2015 07:30
Vinte e um de outubro de 2015 finalmente está prestes a acontecer. Ao Correio, autor de livro sobre a franquia ressalta a importância da trilogia:
Nós não precisamos de estradas para chegar a 21 de outubro de 2015, mais conhecido como amanhã. Também não é preciso perguntar ao meteorologista sobre o tempo. Todo mundo sabe que a passagem para esse dia contará com uma chuva torrencial, que durará pouquíssimo tempo. Não se preocupe, essas não são previsões de um vidente. Isso foi o que o mundo aprendeu com o filme De volta para o futuro 2, de Robert Zerneckis, sobre o tão esperado dia 21.

Data essa que os personagens Marty McFly (Michael J. Fox), Emmet ;Doc; Brown (Christopher Lloyd) e Jennifer Parker (Elisabeth Shue) desembarcaram no futuro após uma viagem no mítico DeLorean para tentar impedir que o filho de McFly cometa um crime. Quando Bob Gale escreveu o roteiro do longa, lançado em 1989, ainda existiam muitas teorias de conspiração sobre a chegada dos anos 2000 e também uma imagem de que o futuro nos reservaria carros voadores e roupas que se adaptam ao corpo. Algumas das apostas não se confirmaram, outras chegaram a acontecer ou estão prestes a se concretizar.

[VIDEO1]
[SAIBAMAIS]Finalmente, o futuro chega amanhã e, claro, estão programadas muitas celebrações neste dia. Como o lançamento do documentário Back in time, que foi financiado por fãs da franquia, e chegará a alguns cinemas nos Estados Unidos (ainda sem data prevista para o Brasil), além de ser lançado em DVD e Blu-ray. O filme é dirigido por Jason Aron e traz entrevistas inéditas com atores, produtores e admiradores do filme.

Também foi lançado o livro De volta para o futuro ; Os bastidores da trilogia, de Caseen Gaines. O estadunidense decidiu criar o livro devido à sua paixão pela franquia, aliada à mitologia do ano de 2015, em que se celebra 30 anos do primeiro filme e é ;o ano do futuro;. A obra apresenta a importância do longa para a cultura pop e o cinema em geral, além de contar detalhes e curiosidades em torno dos longas-metragens.

Em entrevista exclusiva ao Correio, Gaines ressaltou a importância de De volta para o futuro. ;A franquia mudou não só o cinema, mas o mundo. Toda vez que uma pessoa vê um DeLorean, ela se lembra do filme. Óbvio que o longa influenciou na formação do mundo atual em que vivemos hoje. É só ver quantas pessoas fizeram réplicas de hoverboards (o skate sem rodinhas que flutuava sobre a superfície) simplesmente porque viram no De volta para o futuro 2;, explica.

Um dia especial
No Brasil, redes de cinemas exibirão maratonas dos longas da trilogia. Em Brasília, o Cinemark passará os três filmes em salas do Pier 21 e o Cine Drive-In também terá sessões. Na tevê, as exibições começaram desde o início do mês, mas o canal Studio Universal reservou seis horários na programação para De volta para o futuro 2. A primeira exibição é às 12h.

Também será lançada amanhã a série de histórias em quadrinhos inéditas produzida pela editora IDW dos Estados Unidos, de autoria de Bob Gale (roteirista dos filmes), John Barber e Erik Burnham. O primeiro volume é Untold tales and alternative times (Contos incontáveis e horários alternativos, em tradução livre), em que Marty e Doc Brown viajam para o ano de 1945.

Programe-se

Cinema

Pier 21
17h10 ; De volta para o futuro (1985). Classificação indicativa livre.

19h40 ; De volta para o futuro 2 (1989). Não recomendado para menores de 12 anos.

22h ; De volta para o futuro 3 (1990). Não recomendado para menores de 10 anos.

Cine Drive-In

19h30 - De volta para o futuro 1 e 2

Televisão
12h, 14h, 16h10, 18h15, 20h20 e 22h25 ; De volta para o futuro 2, no Studio Universal.

Vinte e um de outubro de 2015 finalmente está prestes a acontecer. Ao Correio, autor de livro sobre a franquia ressalta a importância da trilogia: Três perguntas / Caseen Gaines

Como surgiu a ideia de escrever o livro De volta para o futuro ; Os bastidores da trilogia?
Sou fã da franquia desde pequeno e sempre fui fascinado pelos bastidores dos filmes. Com a chegada da data de 2015, quis comemorar o sucesso da trilogia com um livro focado nos pontos sobre os profissionais maravilhosos que criaram esse filme.

Quais são os pontos que você gostaria de destacar sobre o seu livro?
Um dos mais interessantes é a informação da transição dos atores para o papel de Marty McFly. O papel originalmente seria de Eric Stoltz (Pulp fiction) antes de ser de Michael J. Fox. Esse foi um momento complicado e nem todo mundo ficou otimista com a mudança no início. No entanto, Michael J. Fox rapidamente conquistou a todos.

Como fã da trilogia, qual é o seu filme favorito?
Acho que De volta para o futuro 2 é o mais interessante da trilogia, mas na minha opinião o primeiro é o melhor. Ele está perto da perfeição.

De volta para o futuro ; Os bastidores da trilogia
De Caseen Gaines. Tradução: Alexandre Matias e Mariana Moreira Matias. Editora Darkside Books, 248 páginas. Preço médio: R$ 49,90.

Profecia
Assim que o personagem Marty McFly chega ao futuro, ele vê um telão que dá a notícia de que o time de beisebol Chicago Cubs conquistou o título da World Series sobre um concorrente de Miami. O fato é que o Chicago Cubs está, como no longa, muito próximo de acabar com o jejum de títulos, o último foi em 1908. Hoje e amanhã o time enfrenta os Mets, de Nova York, para garantir uma vaga na final da National League Championship Series. Será que o time leva o campeonato? Os admiradores do filme e os torcedores sonham com isso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação