Adriana Izel
postado em 24/10/2015 07:30
O último filme da saga Crepúsculo foi exibido nos cinemas em 2012, enquanto o livro que encerrou a história do casal Bella Swan e Edward Cullen, vividos no cinema pelos atores Kristen Stewart e Robert Pattinson, chegou às livrarias em 2008. Mesmo assim, esse não foi o fim da franquia.
[SAIBAMAIS]No ano em que Crepúsculo comemora 10 anos do lançamento do primeiro livro, o best-seller ganhou uma nova versão. A partir de 1; de novembro chega às livrarias brasileiras a edição dupla que traz a história original Crepúsculo e a novíssima Vida e morte, também escrita pela norte-americana Stephenie Meyer.
Antes mesmo de ser lançado, Vida e morte chamou a atenção por inverter os gêneros dos famosos protagonistas. Na nova versão, Bella Swan dá lugar ao tímido humano Beau, e Edward Cullen será a vampira Edythe. A inversão do sexo dos protagonistas foi uma forma que a autora encontrou de responder as críticas em relação à personagem Bella, que sempre foi vista como uma ;dama em perigo;. Considerado um retrocesso àvisão da mulher nos dias de hoje, como analisa a professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura da UnB Raquel Parrine: ;A Bella, de Crepúsculo, era uma personagem passiva que queria um romance água com açúcar;.
[VIDEO1]
Quando Vida e morte foi anunciada, Stephenie Meyer fez questão de justificar a polêmica. ;Minhas respostas sempre foram que Bella é uma humana em perigo. A personagem também foi criticada por ser obcecada por seu interesse amoroso, como se isso fosse algo de garotas. Eu sempre disse que não faria diferença se o humano fosse homem e a vampira mulher. Ainda é a mesma história;, afirma.
Potter nunca morre
Não é apenas Crepúsculo que se mantém vivo mesmo após o fim da saga, o clássico Harry Potter até hoje tem desdobramentos, mesmo a sequência de filmes sendo encerrada em 2011 e dos livros em 2007. Essa, na verdade, é uma intenção de J.K. Rowling. A escritora tem feito de tudo para manter o personagem em alta, como lançar Animais fantásticos e onde habitam (2001), que ganhará uma adaptação cinematográfica que estreia o primeiro filme em 18 de novembro de 2016, e Quadribol através dos séculos (2001).
Em comemoração aos 18 anos do lançamento de Harry Potter e a pedra filosofal, a escritora anunciou a peça de teatro Harry Potter e a criança amaldiçoada, que será encenada na Inglaterra em duas partes. A primeira tem estreia prevista para 2016, em Londres. A história deverá mostrar a infância de Potter como uma criança deslocada. ;Acho que manter a história viva é uma maneira de os fãs permanecerem conectados com o mundo que criou e cativou muitas pessoas;, acredita a jovem Mariana Passanezi, 18 anos, responsável pelo fã-clube brasileiro de Harry Potter.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.