Diversão e Arte

Funqquestra lança disco de composições autorais hoje, no Clube do Choro

Grupo tem como base o jazz e o funk, mas também namora o pop e outros estilos

Irlam Rocha Lima
postado em 28/10/2015 07:30

Funqquestra apresenta disco que transita em vários estilos

Bruno Gafanhoto é um obstinado. Embora costume se apresentar com formações como trio e quarteto, seu sonho de consumo sempre foi ter uma big band. Ele ainda fazia o curso de jazz performance na University of Louis Ville, em Kentucki, nos Estados Unidos, quando, num breve retorno a Brasília em 2012, criou a Funqquestra.

O baterista, nos últimos três anos, se dividiu entre vários projetos, mas o foco principal recai sobre o trabalho com grupo de oito integrantes, no qual pode mostrar composições autorais. Isso, efetivamente, ele vai fazer nesta semana no show lançamento do CD Funqquestra, em cartaz até sexta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro.

Embora o jazz e o funk sejam a base de tudo, Gafanhoto deixa claro que levou adiante o namoro com o pop, iniciado há algum tempo, ao adicioná-lo, sem nenhum pudor, à sonoridade do álbum. ;Quero chegar o mais próximo possível do público com esse disco, no qual estão registradas nove composições de minha autoria. A proposta do som é tocar a alma das pessoas, mas que também as faça dançar, a botar o corpo em movimento;, destaca.

Gafanhoto compôs os sete temas do CD no decorrer deste ano e alguns deles vêm sendo testados em apresentações da banda. O que abre o repertório é Não enche. A ele se juntam, entre outros, O canguru, Mundo novo, Lembrando de casa e The five people you meet in haven. ;Na criação dessa última, que tem cinco movimentos, me inspirei em livro homônimo, escrito por Mitch Albon;, conta.

Na gravação do Funqquestra, no galpão Marc Systens, em Taguatinga, o grupo, sob direção musical de Gafanhoto, contou com três convidados, os guitarristas Marcelo Barbosa (Zero10) e Walter Vilaça (da banda de Nando Reis, que tocou com Cássia Eller) e o tecladista Marcelo Correa. ;Gravamos tudo ao vivo, com todo mundo tocando junto;, revela o baterista. A invólucro da capa do álbum foi claramente influenciado pela capa do icônico Sgt. Pepper;s Lonely Hearts Club Band dos Beatles.


Funqquestra
Show de lançamento do CD de estreia do grupo de hoje a sexta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação