Diversão e Arte

Artistas brasileiros lançam catálogo de fontes pictóricas digitais

A publicação internacional também busca debater o atual momento da criação no país

Leonardo Fernandes - Especial para o Correio
postado em 31/10/2015 06:21

Página de Ruraldings, de Priscila Farias (2000): nuances do universo iconográfico do interior do país

Depois de quase uma década rodando o mundo, chegou a vez de os brasilienses conhecerem a mostra Dingbats Brasil, que ganha um catálogo internacional em seis idiomas: português, espanhol, inglês, alemão, chinês e vietnamita. Co-editado pelo Centro Universitário Iesb ; que recebe a mostra a partir de 23 de novembro ; e pela RioBooks, a publicação de 44 páginas reúne 35 projetos de fontes pictóricas digitais, produzidas entre 1996 e 2006, por 22 designers gráficos brasileiros, que seguiram temáticas culturais ; música, religião, arte, folclore, esporte, gastronomia e design.

A mostra, que já foi apreciada por mais de 50 mil pessoas em 13 cidades da América do Sul, Ásia e Europa, terá lançamento em Brasília amanhã, durante o evento Salão Brasil Criativo, destinado a promover a criatividade e venda de produtos de design.

Na sequência e no mesmo local, acontece o seminário informal Brasília em Design, uma série de rápidas apresentações e bate-papos com profissionais, professores e estudantes de design, arquitetura e fotografia. Entre os nomes presentes, estarão os participantes do projeto Dingbats Brasil, além dos designers Billy Bacon, fundador e diretor da primeira empresa nacional a comercializar fontes digitais, a Subvertaipe (1997); e Marcello Rosauro, fundador da Typefoundry (empresa que comercializa tipos e fontes tipográficas) Blind Fonts, e responsável pela pesquisa que levou ao desenvolvimento do ;marco zero; dos alfabetos pictóricos brasileiros, a fonte Rupestre de 1996.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação