Diversão e Arte

UnB abre nesta terça-feira a exposição 'Gravuras e gravadoras'

A mostra retrata a participação de mulheres que fizeram parte da história da Universidade de Brasília

postado em 03/11/2015 08:11

A mostra retrata a participação de mulheres que fizeram parte da história da Universidade de Brasília

Será inaugurada hoje a exposição impressionante: Gravuras e gravadoras da UnB, na Casa de Cultura da América Latina da UnB (Cal). A mostra conta com 12 artistas mulheres que, em algum momento, fizeram parte da história da Universidade de Brasília, de professoras a alunas que recém-ingressaram o curso de artes plásticas.

A iniciativa faz parte de um projeto do curso de museologia da UnB e da Cal. A temática foi uma escolha feita pelas próprias alunas da turma responsável pela exposição.

;Nós vimos a necessidade de trazer profissionais mulheres, pela própria composição de 10 alunas e um professor. Além disso, é fato que as mulheres estão ganhando cada vez mais força e visibilidade perante a sociedade;, explica Letícia Amarante, uma das curadoras.

A equipe responsável pela mostra determinou como missão ;sensibilizar e comover o público; destacando a gravura como um conjunto de técnicas e meio de expressão. As artistas escolhidas ajudaram a gravar a história da UnB e do Instituto de Artes, marcando gerações de alunos e professores.

Resistência feminina

Laura Luna está entre as novas gravadoras contempladas na exposição. Aos 19 anos, ela entrou em contato com a gravura pela primeira vez ao ingressar no curso de artes plásticas da UnB. A obra selecionada para fazer parte da mostra foi a primeira produzida por Laura.
Impressionante: Gravuras e Gravadoras da UnB

Casa de Cultura da América Latina da UnB (SCS, Qd. 4, Ed. Anápolis). De hoje à 17 de novembro. De segunda até sexta, das 9h às 17h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação