Diversão e Arte

Cantora Sofia Freire lança disco com músicas autorais

No trabalho da cantora é feito uma mistura de sons de piano erudito e elementos eletrônicos em Garimpo

postado em 03/11/2015 08:37

No trabalho da cantora é feito uma mistura de sons de piano erudito e elementos eletrônicos em Garimpo

Aos 18 anos, Sofia Freire pode parecer apenas mais uma garota que decidiu investir no mundo incerto e concorrido da música. Mas o olhar desatento deixa passar o talento da pernambucana que vem do berço. De pais artistas, Sofia nasceu cantora, pianista e compositora, mas só foi se descobrir aos 15 anos, quando começou a investir profissionalmente na carreira.

Em 2012, ela ganhou a seletiva Novas Joias, do selo conterrâneo Joinha Records e, no mesmo ano, começou as experimentações que levariam à produção do primeiro disco. ;Sabia que queria mexer com isso pra vida toda, mas não que seria minha profissão;, conta. Hoje, ela compõe o grupo de artistas do selo, junto a Tibério Azul, China, Catarina dee Jah, Jr. Black e a banda Mombojó.

O primeiro álbum de Sofia Freire foi lançado em outubro no site oficial sofiafreiregarimo.com.br e está disponível em streaming e para download gratuito. A gravação, produção e mixagem ficaram a cargo do Joinha Records, mas a finalização do disco ; que inclui masterização e prensagem do disco ; só foi possível graças a uma campanha de crowdfunding que Sofia lançou pela internet em junho deste ano.

O título Garimpo (do dicionário: fig. p.ext. procurar meticulosamente) revela o método inicial de produção. ;Garimpei poesias do meu pai e da minha irmã, que são escritores, e de amigos meus... Transformei-as em melodia;. Tudo começou com os versos dos anos 1980 que seu pai escrevera. ;Eu não tenho o talento de escrever, mas sei fazer música. Tinha uma pronta no piano e me faltava letra. Peguei o poema dele, que tem uma métrica redondinha, e tudo se encaixou.; Entre os compositores ;garimpados; estão Wilson Freire (o pai), José Juva, Alberto Lins Caldas, Clarice Freire e Felipe Souza, da banda Mombojó.

Parcerias

O disco é resultado de um processo de três anos de amadurecimento musical. Antes de lançá-lo, Sofia costumava fazer pocket shows com músicas autorais, ;basicamente as mesmas do Garimpo, mas com formato diferente;. Fez parceria com Rapha Moraes, com quem lançou o single Com você ; especial para o dia dos namorados. Também dividiu o palco com Silvério Pessoa e Tibério Azul. ;Foram parcerias que me somaram muito até chegar na minha sonoridade atual;, explica a cantora.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação