Diversão e Arte

Projeto 'Pinte a mudança' chega ao Brasil com projeções de grafites

Shows no Museu Nacional da República também estão previstos

Adriana Izel
postado em 05/11/2015 07:30
Grafites pintados no Brasil e no mundo serão projetados na área externa do museu
Brasília recebe pela primeira vez o projeto Pinte a mudança. A edição brasiliense será amanhã, a partir das 19h, na área externa do Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios).

O evento contará com projeções de grafites feitos por artistas nacionais e internacionais, além de locais, como Pomb, Toys e Juliana Borgê que foram convidados para pintar uma área do Espaço Cultural 508 como parte do projeto. Entre as projeções, também estarão trabalhos de alunos da Escola das Nações. ;São obras de diversos artistas do mundo todo. Como os grafites que foram pintados em Nova York e também no Brasil, como na Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro; e nas principais avenidas de Londrina, de Americana e, agora, de Brasília;, explica Mary Caetana, representante da Comunidade Baháí no Brasil, que é responsável por apoiar o projeto no país.

As projeções terão início às 19h ao som da discotecagem do DJ Oops, que faz parte do Coletivo Criolina e acabou de retornar à cidade após uma temporada na Europa. Por volta das 20h, o cantor Vavá Afiouni se apresenta em novo formato, com o título Vavá Afiouni Trio, em que contará com participação dos amigos músicos Cacai Nunes e George Lacerda. ;O pessoal da instituição Baháíe me convidou. Eles acharam que meu trabalho, o disco Jet sambas, tinha a ver com o projeto. O convite foi surreal. Desta vez, me apresentarei de uma forma inusitada. Chamei Cacai e Lacerda porque queria fazer algo mais intimista. Eles darão uma cara mais brejeira e caipira ao meu som;, define o cantor.

Em prol da educação
Pinte a mudança (Paint the change, na nomenclatura original em inglês) tem como objetivo principal trazer à tona a questão da educação. O projeto começou por iniciativa do cineasta e jornalista iraniano Maziar Bahari. Ao ser preso em junho de 2009 pelo governo iraniano sem qualquer acusação (sua história se tornou o filme 118 dias protagonizado por Gael Garcia Bernal e direção de Jon Stewart), ele se tornou próximo da realidade dos jovens da fé baháí que vivem no Irã e por conta da escolha religiosa são impedidos de estudar.
Pinte a mudança ; Brasil
Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios). Sexta-feira (6/11), às 19h. Com projeção de grafites e obras de artistas plásticos, e show de Vavá Afiouni Trio (com participação de Cacai Nunes e George Lacerda) e DJ Oops (Criolina). Entrada franca. Classificação indicativa livre.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação