Zélian Duncan nasceu em Niterói (RJ), mas foi em Brasília que viu a carreira deslanchar. A artista considera a capital federal como marco zero e de extrema importância em sua vida como cantora. ;Comecei em Brasília, minha vontade primeira, meu impulso. Brasília também é minha cidade;, define. Antes de se tornar cantora profissional, Zélia atuava como jogadora de basquete. Mas foi em um festival do Colégio Marista, na cidade, que escolheu seguir a veia musical. A artista está de volta ao mercado agora com o disco Antes do mundo acabar, em que, finalmente, dedica-se totalmente ao samba, um território que a cantora ; mais conhecida pelo trabalho que flerta com MPB, rock e pop ; busca há algum tempo. ;Tenho estado perto do samba. Ele nos dá a certeza do pertencimento, é definitivamente coisa nossa;, explica. Ao Correio, a carioca com jeitinho brasiliense relembra o início da carreira na capital federal, fala sobre o mercado musical e também sobre a experiência como sambista no novo álbum.
Brasília
A capital federal tem toda a importância na minha carreira. Comecei em Brasília. É meu marco zero, minha vontade primeira, meu impulso. Também é minha cidade. Queria ter tempo de passear mais; no máximo, visito amigos de infância, nos juntamos na casa de um e ficamos jogados, conversando, falando besteira. É onde me sinto plena, inteira.
Basquete x música
Eu jogava basquete, mas deixei de ser atleta para me tornar cantora em um festival de música, do Colégio Marista, com Marcelo Sabacki, tive que escolher. Mas, hoje, me mantenho praticando atividades físicas. A corrida virou definitivamente algo que me faz feliz também e do que não pretendo mais abrir mão. Em fevereiro deste ano, corri a Maratona de Tóquio. Foi uma maravilha, um sonho e muita dedicação entre os shows e viagens.
Sucesso de Catedral
Não tem explicação, o sucesso dessa música é uma conjunção de coisas. Tenho sido muito feliz, com toda a dureza que a vida artística impõe. Tive ainda Alma, Enquanto durmo e outras músicas que tocaram muito. Nada programado para isso, tudo decorrência de trabalho.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .