postado em 10/11/2015 11:23
O famoso Ursinho Pooh das histórias infantis da Disney é na verdade Puff, uma ursinha canadense. Lindsay Mattick, autora do livro Finding Winnie: The true story of the world;s most famous bear (Encontrando Winnie: A história do urso mais famoso do mundo, em tradução livre), desvenda quem era a ursinha inspiradora.
A história do verdadeiro Pooh, quer dizer Puff, é bem comprida e começa por volta de 1914. Lindsay é bisneta do Harry Colebourn, um veterinário que comprou por apenas US$ 20 uma filhote de urso preto e a batizou de Winnie durante a Primeira Guerra Mundial. Segundo Lindsay, o bisavô escolheu esse nome em homenagem a cidade natal, Winnipeg, no Canadá. A ursa se tornou a mascote enquanto ele serviu o exército da Inglaterra.
Tendo que partir para a França, Harry deixou a ursinha em um zoológico de Londres. A partir de então, Winnie passou a ser melhor amiga de um menino chamado Christopher Robin, exatamente o mesmo nome do órfão da história de Pooh. O pai de Robin era Alan Alexander Milne, autor das histórias do ursinho mais famoso da Disney. De acordo com Lindsay, Winnie é a verdadeira inspiração para o urso adorador de mel.
É claro que esta não é a única versão da história. Alguns relatos dizem que o escritor inglês se baseou simplesmente nos bichinhos de pelúcia de seu filho, se inspirando na forma com que o garoto os imaginava. Em outras versões, o dono do urso seria um caçador, e não um veterinário.