José Carlos Vieira
postado em 12/11/2015 07:30
André Luiz Oliveira representa uma casta de artistas brasileiros em extinção. Não daqueles pendurados em holofotes, redes sociais ou coisa que o valha, mas da estirpe dos bem baianos, discretos, extremamente criativos e de respiração leve. Diretor de filmes premiados, como Meteorango Kid ; O herói intergalático (1969), Louco por cinema (1995) e Ziriguidum Brasília ; A arte e o sonho de Renato Matos (2014), ele navega ainda pelas ondas da música, da melhor música... E desse marear surgiu o projeto Mensagem, transformado agora numa refinada caixa (ou baú), contendo dois DVDs e três CDs com os poemas de Fernando Pessoa musicados pelo próprio André Luiz Oliveira e interpretados por grandes nomes da MPB.;A ideia da caixa vem de longe, como tudo nesse projeto vem de muito longe... Todos sabem que Pessoa deixou toda a sua grande obra escrita ; estimada em 27 mil manuscritos ; em envelopes lacrados dentro de um baú de madeira. Achei que a obra musical ficaria mais bem acondicionada também dentro de um baú de madeira. É apenas um invólucro da obra musical, assim como o foi da obra escrita;, explica o músico cineasta.
[SAIBAMAIS]
Diante do oceano de versos do livro Mensagem, André Luiz selecionou e musicou poemas para o primeiro quadrante do projeto homônimo. O disco inicial é de 1986 e traz como intérpretes, além do próprio compositor, Cida Moreira, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Ney Matogrosso, Belchior, Elizeth Cardoso, Gal Costa, Glória de Lourdes e Moraes Moreira. Disco transformado em raridade logo após o lançamento.
Mas como foi convencer intérpretes tão famosos da MPB a encarar a jornada ao universo pessoano? ;Na verdade, nunca precisei convencer nenhum deles/ apenas fiz os convites e a maioria aceitou, outros recusaram, por motivos diversos. Creio que o nome de Fernando Pessoa era a senha para o primeiro interesse, e o segundo ; sem modéstia ; , a qualidade das músicas;, conta o baiano e brasiliense desde muito tempo.
Harmonia
Fernando Pessoa trouxe para a praia de André Luiz amigos distantes, ainda dos anos 1970, como Moraes, Caetano e Gil, e outros recém-conhecidos: Belchior, Cida Moreira e Glória de Lourdes. Com Ney Matogrosso foi diferente. ;Ele gravou no Mensagem 1 e só fui encontrá-lo novamente 17 anos depois, para a gravação do Mensagem 2. Mas tudo aconteceu de forma muito natural e harmoniosa.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.