Diversão e Arte

Conheça documentários que mostram situações de vulnerabilidade infantil

Entre os nomes estão Filha da Índia, Nascidos nos bordéis e Promessas de um novo mundo, todos disponíveis no Youtube

postado em 16/11/2015 07:35
Última produção original do Netflix, Beasts of no nation reforça a imagem assustadora das guerras civis africanas e o alistamento forçado de crianças. O longa é uma ficção ; ainda que baseada em fatos para lá de reais ; , mas vai no caminho de muitos documentários que retratam crianças em situações de vulnerabilidade social. O Diversão separou outros exemplos do gênero para quem quer saber mais sobre o assunto. Confira:

Entre os nomes estão Filha da Índia, Nascidos nos bordéis e Promessas de um novo mundo, todos disponíveis no Youtube
Filha da Índia (India;s Daughter)
O documentário retrata o caso de estupro coletivo seguido de morte de uma garota indiana em dezembro de 2012. Jyoti Singh, de 23 anos, voltava do cinema com um amigo às 21h, horário considerado inapropriado para uma ;mulher decente;, segundo um dos seis condenados pelo crime. A fatalidade gerou uma reviravolta na Índia, com manifestações femininas contra o abuso sexual e pela garantia de direitos às mulheres.
Índia/RU, 2015, 63min
Direção e roteiro: Leslee Udwin
Produtora: BBC filmes
Disponível em inglês no YouTube

A dança dos guerreiros (War dance)
Crianças do campo de refugiados Patongo, no norte de Uganda, competem, pela primeira vez, no festival de música nacional. A narrativa centra-se nos relatos de Rose, que canta para espantar o pesadelo de ter visto seus pais mutilados; de Nancy, dançarina que perdeu o pai e cuida dos irmãos; e de Dominic, xilofonista que já foi soldado dos rebeldes da LRA. O filme ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival de Cinema de Sundance.
EUA, 2007, 105min
Direção: Sean Fine e Andrea Nix
Produtora: Fine Films
Disponível em inglês no YouTube

Entre os nomes estão Filha da Índia, Nascidos nos bordéis e Promessas de um novo mundo, todos disponíveis no Youtube
Irmão de sangue (Blood brother)
O norte-americano Rocky Braat desenvolve atividades em uma casa, na Índia, que abriga crianças e mulheres portadoras do vírus HIV. Decidido a permanecer por lá, ele enfrenta grandes dificuldades financeiras, emocionais e culturais, mas recebe carinho e consideração em troca. Dirigido pelo melhor amigo, que não compreendia a decisão de Rocky, o filme ganhou os prêmios de melhor documentário e escolha do público no Festival de Cinema de Sundance.
EUA, 2013, 92min
Direção: Steve Hoover
Produtora: Animal
Disponível no Netflix

Nascidos nos bordéis

(Born into brothels: Calcutta;s Red Light Kids)
Produto da convivência com filhos de prostitutas dos bordéis de Sonagachi, em Calcutá, o documentário retrata a realidade da zona de prostituição de uma das cidades mais populosas da Índia. Os diretores contam a história pela perspectiva das crianças, que capturam o próprio olhar sobre o mundo. O filme ganhou o Oscar de melhor documentário e o prêmio da audiência no Festival de Cinema de Sundance.
Índia/EUA, 2004, 85min
Direção: Ross Kauffman e Zana Briski
Produtora: Red Light
Disponível no YouTube

Entre os nomes estão Filha da Índia, Nascidos nos bordéis e Promessas de um novo mundo, todos disponíveis no Youtube
Promessas de um novo mundo (Promises)
A partir dos relatos de sete crianças, o longa-metragem aborda os conflitos entre Irael e Palestina. Distantes a menos de 20 minutos uns dos outros, o real abismo que separa os mundos destes meninos e meninas é cultural e religioso. Mesmo assim, o medo diário dos combates e a idealização de um mundo diferente é comum a todos. O filme ganhou o prêmio de melhor documentário no Emmy Awards.
Israel/EUA/Palestina, 2001, 106min
Direção: Justine Shapiro, B.Z. Goldberg e Carlos Bolado
Produtora: Disponível no YouTube

Crianças de Gaza (Children of the Gaza war)
Gravado durante investidas israelenses à Faixa de Gaza, o documentário revela o terror vivido por crianças palestinas, que expõem a dura realidade de passar a infância entre escombros, carregando cicatrizes físicas e emocionais. Abdurahman perdeu 18 parentes e anseia ser guerrilheiro do Hamas. Como ele, muitos órfãos são levados a campos de treinamento para aprender a usar armas.
RU, 2010, 48min
Direção: James Jones
Produtora: True Vision
Disponível no YouTube

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação