postado em 17/11/2015 07:30
Nesta quarta-feira (18/11), será a vez de a poetisa goiana de raízes árabes Muna Ahmad lançar seu primeiro livro, às 19h, no Martinica Café. Desde criança, ela é fascinada pela capacidade das palavras de assumir significados diferentes quando combinadas, mas a coragem para mostrar os poemas só chegou agora. Muxarabi é uma compilação de 50 poesias escritas, principalmente, durante a juventude.
O termo refere-se às treliças árabes, que se assemelham de longe aos cobogós de Niemeyer. Este tipo de janela é utilizado para filtrar a luz e permitir a passagem de ar. ;Quem está do lado de dentro vê o que se passa lá fora, mas quem está de fora não consegue ver nada;, explica Muna. A intenção é que, ao abrir o livro, o leitor adentre o mundo antes invisível da poetisa e possa interpretá-lo conforme o que enxerga através das palavras entrelaçadas.
[SAIBAMAIS]Muna é lírica sem transbordar romanticismos. ;Eu trabalho a imagem mental que as palavras conseguem criar.; Geograficamente, os versos remetem a Planaltina, onde viveu a maior parte do tempo, ao rock da capital e ao verde das ruas. Esteticamente, as páginas são estampadas com mandalas e contrapõem textos e espaços livres. O livro será relançado, no dia 25, no Museu Histórico e Artístico de Planaltina.