Diversão e Arte

Festival São Batuque celebra a cultura afro

O evento mistura diferentes gêneros, ritmos e tradições africanas para festejar a consciência negra

postado em 21/11/2015 07:34

O grupo Alafin Oyó é uma das principais atrações da oitava edição do Festival São Batuque
Em celebração do Dia da Consciência Negra, o Festival São Batuque oferecerá uma programação especial para festejar a herança e cultura afro no Brasil. Entre as principais atrações estão o grupo pernambucano Alafin Oyó, a cantora Karynna Spinelli e o baiano Gabi Guedes.

[SAIBAMAIS]Entre amanhã e o dia 29, a cidade receberá shows, apresentações de dança e palestras que colocam o negro no centro das atenções. Para Fabiano Santos, membro do Alafin Oyó, a cultura popular brasileira é negra e os festivais dão voz a quem não chega a grandes palcos. ;Acredito que o São Batuque é uma troca não só de valores mas de experiências entre os participantes. Temos pessoas de diversas linhas, inclusive de nações africanas e de ritmos diferentes;, explica Santos ao Correio.

As celebrações não ficaram restritas ao Plano Piloto. As satélites Paranoá e Samambaia também receberão palestras, shows, almoços e oficinas especiais. A entrada é franca para todas as atividades.

Um dos aspectos mais importantes do São Batuque é a integração entre as diversas vertentes das religiões afro-brasileiras. Fabiano Santos acredita que o preconceito e a resistência surgem de uma falta de conhecimento sobre as crenças africanas e que todo terreiro é um espaço para educação social.

;Enquanto estávamos nas favelas, nas senzalas, sofríamos o racismo institucional, mas, quando a gente está na rua, vemos a intolerância da sociedade aflorar com muito mais força;, conta. No dia 24, o Alafin Oyó apresentará uma aula show sobre a história do afoxé e do povo Oyó. A aula será ministrada no templo Rosa branca em Samambaia.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação