Diversão e Arte

Craques da música instrumental se reafirmam no mercado

Lançamentos de discos impactantes destacam a força do gênero no cenário brasileiro

Irlam Rocha Lima
postado em 24/11/2015 07:31

Trio Madeira Brasil

Os instrumentistas brasileiros são uns destemidos. Mesmo em tempo de profunda e prolongada crise na indústria fonográfica e da hegemonia mercadológica de uma música de gosto duvidoso, eles continuam compondo temas sofisticados e registrando em discos, lançados com regularidade ; e cada vez mais.

Trio Madeira Brasil, Carlos Malta e Pife Muderno e o violonista Tavinho Moura são nomes consagrados da MPB que chegaram recentemente às lojas com novos CDs. O mesmo fizeram o Trio Opus 12 e o grupo Funqquestra, menos conhecidos ; pelo menos pelo grande público ; mas com trabalhos, igualmente, de valor inquestionável.

Com o Ao vivo em Copacabana, que acaba de lançar, o Trio Madeira Brasil antecipa a comemoração de 20 anos de carreira, a serem completados em 2016. O CD gravado no Teatro Net Rio, com direção de Felipe Nepomuceno registra a sempre elogiada performance ao vivo de Ronaldo do Bandolim, Zé Paulo Becker (violão e viola caipira) e Marcello Gonçalves (violão 7 cordas).

;Nossa carreira sempre foi muito focada em shows, viagens pelo exterior. Gostamos muito da magia do palco. Fazia todo sentido registrarmos um espetáculo ao vivo, com o público, porque de fato tocamos diferente quando estamos em cena;, diz Marcello Gonçalves. ;Nossa proposta nesse projeto é voltar à sonoridade original do grupo;, acrescenta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação