Diversão e Arte

Intimidade beneficia filme sobre Chico Buarque, que chega hoje às telas

Amigo do cantor, há mais de 45 anos, o diretor Miguel Faria Jr. ressaltou episódios pouco conhecidos do ídolo nacional

Ricardo Daehn
postado em 26/11/2015 07:37

Miguel Faria Jr. e Chico Buarque, na produção de Chico - Artista brasileiro

Doses de risco e de sofrimento acompanharam o cineasta Miguel Faria Jr., ao realizar o documentário Chico ; Artista brasileiro, que chega hoje aos cinemas. ;Comecei a fazer, sem saber de que filme se tratava. É um filme caro, e a responsabilidade de se chegar a uma obra era minha. Como diz um dos personagens do longa: ;é sofrido, mas, depois que passa, fica bom;;, observa o diretor. Quase cinco décadas de amizade com Chico Buarque, oito entrevistas com o mito da MPB, que somaram 20 horas de gravações, e nada de recomendações particulares ou restrições integraram o processo.

Clique aqui e confira as sessões

Até mesmo intimidades estão presentes na fita. Na base da ficção, o artista ; à época das filmagens ; se comprazia com as especulações literárias em torno de irmão que nunca conheceu (objeto do livro O irmão alemão). ;Numa dessas coincidências, o Chico estava escrevendo o livro. E o tema do nosso filme cobre um artista e sua imaginação ; com ecos de realidade e memória. No filme, se conta como Chico soube do fato, daquilo que ficou meio escondido, em família ; o fato de ele ter um irmão;, adianta o cineasta.

Um encontro, em imagem inédita de Chico com o irmão, está entre as maiores surpresas do filme. Um rompante detetivesco uniu o cantor do afastado irmão. ;Nessa história, tivemos tantos desdobramentos que renderiam até outro filme. Quando houve a indicação do encontro com o irmão, eu filmei;, explica Miguel Faria Jr. Somente quando a mãe de Chico Buarque morreu, em 2010, foram descobertas cartas expostas no filme.

O irmão de Chico teria parado num asilo, com um casal interessado na adoção. ;Nisso tudo, houve muitas perdas de informações, e o Chico fez quase trabalho de detetive. No asilo, quando adotaram o menino, puseram outro nome nele;, esclarece o cineasta. Toda a trama da genealogia de Chico foi vital para a narrativa. ;O processo de a imaginação (no caso, do livro) te devolver para a realidade é que ficou bem interessante. Isso era uma estrutura boa e que, no tempo presente, encerra começo, meio e fim;, analisa.

Diante de uma contradição, sugerida por Chico, que se diz mais da ala literária, apesar de se ver mais ;da turma da música;, o diretor esclarece: ;Acho que ele se refere a isso ; de haver muita panelinha entre os autores. O pessoal da música é mais descontraído. Não tem aquela coisa, entre aspas, de escritor;.

Confira o trailer

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação