Diversão e Arte

Woody Allen completa 80 anos entre sucessos e controvérsias

Longe da unanimidade, ele é um dos cineastas mais autorais ainda em ação

Ricardo Daehn
postado em 28/11/2015 07:00

O aniversário de 80 anos de Woody Allen, na próxima terça-feira, vem para desanimá-lo. Mesmo que a morte seja um tema recorrente nas piadas do cineasta, ele encara a data como ;um ano mais próximo da morte;. Aos fãs, resta o consolo de o ídolo preservar boa genética: o pai, taxista, e a mãe, vendedora de flores, chegaram quase aos 100 anos. A relação familiar, no entanto, mais tarde foi conturbada e, algumas vezes, invadiu as páginas policiais, com questões ligadas a adultério e incesto. Daí o motivo dos próprios filmes de Allen ganharem teor de desencanto.

Com uma produção de qualidade irregular, Allen se tornou um ícone que causa frio na barriga quando o assunto é admiração. Autônomo na produção de longas tão eficientes quanto baratos, o sagitariano, como bom viajante, não perde o foco e enfrenta bem os ares de montanha-russa aderidos tanto na vida pessoal quanto na profissional. A trajetória acidentada está representada nesta página. Confira algumas dessas passagens.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação