postado em 01/12/2015 07:32
Muitos dizem que não têm o que fazer em Brasília, mas o fato é que existem muitos ambientes novos que mesclam arte, música, gastronomia e cultura na capital e trazem ao brasiliense opções na hora de sair para se divertir. Ambientes como Cobogó Mercado de Objetos, Objeto Encontrado, Endossa, Bsb Memo, Barbearia di Vicente Manoel e Urban Arts, fazem essa mistura e chamam a atenção do público que cada vez mais tem procurado esse tipo de lazer.Cobogó
O Cobogó Mercado de Objetos, localizado na 704/705 da Asa Norte, é uma loja de objetos com cafeteria, parquinho para as crianças, espaço amplo e aconchegante com a sombra da árvore que caracteriza o local. A loja-cafeteria existe há seis anos e surgiu pela vontade dos proprietários, Mariana Dap e Th Caovilla, de ter um espaço na cidade voltado para o artesanato.
A loja tem atrações especiais fixas, como Almoço na Sombra, que convida o food truck Téro na Rua para servir comida; a Quinta Feliz, que convida o Fusbier, fusca com máquinas de cerveja, para servir o happy hour familiar, das 17h às 21h, no local; o Dia da Pechincha, que ocorre uma vez por ano, no qual os clientes podem negociar os preços dos produtos.
BSB Memo
A BSB Memo, localizada na 303 da Asa Norte, é uma loja autoral, ou seja, os proprietários, Thatiana Dunice e Raffael Innecco, são designers dos produtos e embalagens da empresa. A loja, que existe a três anos, vende objetos inspirados em Brasília, como guarda-chuvas com estampas de placas de bairros da cidade, camisetas com ipês-amarelos e quadros com desenhos das obras de Athos Bulcão.
Além da loja, a BSB Memo tem uma galeria há dois anos, onde acontecem exposições e eventos que tenham relação com a capital. ;A galeria BSB Memo já recebeu exposições de fotografia de nomes como Bento Viana, Joana França, além de gravuras de Oscar Niemeyer e Athos Bulcão;, conta Thatiana Dunice.
Barbearia di Vicente Manoel
A barbearia do Vicente Manoel, localizada na QE 40 do Guará, também é uma referência de espaço múltiplo na cidade. Além de barbear os rapazes e dos cortes de cabelo do profissional Vicente e seus colaboradores, o espaço promove saraus, rodas de debate, shows de bandas locais de rock, blues e jazz clássico e exposições de motos antigas, além de outros objetos como cadeiras da década de 1960, telefones, o caixa de 1950 e telefones antigos.
Bastante procurada na região, a barbearia foi criada por Vicente Manoel e busca trazer uma nova proposta mesclando estilo, música, arte, literatura e o gosto pelas motocicletas e histórias do passado. ;A proposta é resgatar a história da barbearia, que, antigamente, era um ponto de encontro onde repórteres, políticos e executivos se reuniam;, conta Vicente Manoel. ;Quero resgatar um ponto de encontro em Brasília e também trazer objetos antigos que nos relembrem o passado. Aqui, você vê objetos que te levam a 30 anos atrás;, explica o proprietário sobre a proposta de sua barbearia.
Objeto Encontrado
Outra loja com múltiplas propostas é o Objeto Encontrado, na 102 Norte. O espaço é cafeteria e galeria e propõe que todo objeto é uma obra de arte, ou seja, que as pessoas precisam dar mais atenção às coisas do que tem sido dado. Além disso, o Objeto também convida novos artistas brasilienses para expôr suas obras na área externa da loja, ou produzi-las enquanto os clientes e visitantes aproveitam o local.
A loja era de comércio de objetos de arte, mas, em seguida, agregou a cafeteria. Hoje, propriedade de Lucas Hamu e dos sócios Luciana Araújo e Lussifer Silveira, além de servir os clientes com os cafés especializados e ser uma galeria, o Objeto Encontrado propõe eventos e debates sobre temas diversos e, principalmente, arte.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.