Diversão e Arte

Lista de especulações para o Oscar de 2016 tem Cate Blanchet e Johnny Depp

Dezembro é o mês das previsões para o maior prêmio de Hollywood

Ricardo Daehn
postado em 02/12/2015 07:30

Leonardo DiCaprio: performance elogiada em The Revenant

O mês de dezembro serve de senha para um dos maiores sustentáculos da indústria de Hollywood, com a chuva de previsões e a enxurrada de possibilidades, entre o despontar dos concorrentes à estatueta do Oscar. A 88; edição do maior prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já tem datas firmadas, com os indicados a serem divulgados em 14 de janeiro e a noite de premiação estipulada para 28 de fevereiro. No mundo inteiro, entretanto, as expectativas já fervilham, e publicações como a inglesa The Independent arriscam moldes para a futura festa.

Vistoso no último Festival de Cannes ; com a atriz Rooney Mara detentora de prêmio ;, Carol tem indicativo de fazer bonito, entre a lista de indicações. Dona de duas estatuetas, a atriz Cate Blanchett, também no elenco, é nome de prestígio nesse filme que trata do amor entre duas mulheres, durante os anos de 1950.

Prestes a estrear no circuito, No coração do mar é a aventura conduzida por Ron Howard (íntimo do Oscar, com fitas como Uma mente brilhante) e que está cotada para estar entre os melhores do ano. A Warner protelou o lançamento da fita extraída de livro assinado por Nathaniel Philbrick, num sinal de aposta para o Oscar. No longa de ação, Chris Hemsworth (o Thor) ganha destaque no filme baseado em episódio verídico do ano de 1820, quando uma baleia desafiou grupo de navegantes.

Entre os longas já exibidos na cidade, estão barbadas na lista de possíveis indicados. Divertida mente, muito valorizado pela crítica, deve figurar entre as melhores animações do ano. Nome quente de filmes como Falcão Negro em perigo e Gladiador, o diretor Ridley Scott está bem cogitado, à frente de Perdido em Marte. Ponte dos espiões é outro que se afirma como forte candidato a prêmios, desde a eterna dobradinha Steven Spielberg e Tom Hanks, aliada ao belo desempenho do coadjuvante Mark Rylance. Quem terá de ultrapassar a má vontade de votantes com blockbusters será Mad Max: Estrada da fúria, com três atores respaldados, pelo estúdio, para indicações: Tom Hardy, Charlize Theron e Nicholas Hoult.

Ao lado do queridinho da Academia Quentin Tarantino, pronto para faturar elogios com Os 8 odiados (com estreia para janeiro), as cinebiografias devem marcar terreno, entre os indicados. Líder de bilheterias, Johnny Depp, o protagonista de Aliança do crime, deve obter reconhecimento, na pele do criminoso Whitey Bulger. Com lançamento estratégico no Natal, Joy coloca Jennifer Lawrence na linha de frente para prêmio de atriz, ao viver a mãe solteira que alcança a condição de milionária, no filme assinado por David O;Russell. Dando vida a um dos primeiros artistas transgêneros do mundo, Lili Elbe, o ator britânico Eddie Redmayne (depois de faturar o Oscar pelo retrato de Stephen Hawking) tem tudo para repetir o feito, por The danish girl.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação