Diversão e Arte

Eugenio Barba recebe o público em palestra gratuita no Museu da República

Um dos grandes diretores do teatro mundial, o italiano volta a conduzir o projeto 'A arte secreta do ator'

postado em 02/12/2015 12:38
Um dos grandes diretores do teatro mundial, o italiano volta a conduzir o projeto 'A arte secreta do ator'
Considerado nome referencial da antropologia teatral, Eugenio Barba se consagrou por conta da metodologia de trabalho, principalmente por meio das pesquisas realizadas com o grupo Odin Teatret, fundado por ele em 1964. Com 74 produções no currículo, mais de cinco décadas de carreira e co-autor da obra A arte secreta do ator - Um dicionário de antropologia teatral, o diretor se tornou alvo de estudos por todo o mundo.

Em Brasília, pela oitava vez, o italiano volta a conduzir o projeto "A arte secreta do ator", idealizado pela professora, diretora e atriz Luciana Martuchelli. Trata-se de oportunidade rara, na qual Eugenio orienta 26 participantes de diversas nacionalidades ; entre atores e observadores ; escolhidos de forma criteriosa. Somente na capital federal, o artista se permite algo dessa natureza. A residência artística acontece em uma chácara durante quatro dias, sob absoluto sigilo. Na Dinamarca, sede da companhia, trabalha exclusivamente com os integrantes do Odin Teatret.

Antes da imersão, onde uma série de questões são abordadas, como a relação entre dramaturgia e ator, a percepção do espectador, técnicas cotidianas e extracotidianas, entre outros, Eugenio recebe o público no Museu da República, hoje, a partir das 17h. Na ocasião, a atriz Julia Varley, com quem Eugenio trabalha desde 1976, apresenta O irmão morto. Em seguida, será exibido o documentário O país onde as árvores voam, seguido de uma conversa com o próprio Eugenio Barba e com Julia Varley. Uma bela chance de entrar em contato com um dos mais contundentes diretores e pesquisadores de teatro da atualidade.

Abertura da 8; ARTE SECRETA DO ATOR
DIA 02/12 (4; feira), às 19h, no Museu Nacional da República
Entrada Franca (mediante reserva pré-agendada)
Classificação Indicativa: 14 anos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação