Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Livro traça o perfil das bibliotecas mais imponentes do mundo

A obra é a primeira a narrar a história da biblioteca enquanto tipo específico de construção

Da Mesopotâmia antiga ao Japão moderno, as bibliotecas são lugares fascinantes não somente para cidadãos, como para turistas do mundo todo. Em busca de conhecimento e arquitetura suntuosa, milhares de pessoas visitam esses locais, muitos deles exuberantes. Em A Biblioteca ; Uma história mundial, os autores apresentam o resultado de três anos de pesquisa por cerca de 80 bibliotecas de mais de 20 países. O livro, com 328 páginas, integra informações sobre os espaços e fotografias, fruto da parceria entre o historiador da arquitetura britânico James W. P. Campbell com o igualmente britânico Will Pryce, um dos fotógrafos de interiores e arquitetura mais importantes do mundo.

[SAIBAMAIS]"A ideia deste livro me ocorreu ao escrever uma dissertação sobre a Câmara Radcliffe, em Oxford, quando era estudante de arquitetura. Naturalmente, comecei procurando um livro que cobrisse toda a história da arquitetura de bibliotecas. As únicas obras significativas que encontrei em inglês foram The care of books, de J. W. Clark, publicada em 1901, e o excelente, apesar de diminuto, capítulo sobre o assunto escrito por Nikolaus Pevsner, em seu A history of building types (1976). Quando, 20 anos depois, continuei sem conseguir encontrar um livro assim, senti que me era permitido escrevê-lo", relata James W. P. Campbell.

Obras de arte
A obra ; que conta a história da biblioteca desde o início da escrita até os dias atuais, da Roma Antiga até a Biblioth;que Nationale, em Paris ; é a primeira a narrar a história da biblioteca enquanto tipo específico de construção, ao redor do mundo. Atravessando o tempo, as coleções de livros serviam para simbolizar a cultura e o conhecimento dos proprietários, assim como os prédios que as abrigam representam sua riqueza e poder. O livro mostra que a biblioteca, quando primorosa, torna-se uma obra de arte, combinando pintura, escultura, decoração e arquitetura.