Paulo Costta tinha 6 anos quando a família deixou Itapetinga, no interior da Bahia, e foi morar em Santo Amaro da Purificação. Na cidade do Recôncavo Baiano, o menino teve como primeira professora uma certa Mabel ; ninguém menos que a irmã mais velha de Caetano Veloso e Maria Bethânia.
;Além de ser alfabetizado pela querida mestra, fui apresentado por ela ao universo da música, aos ritmos brasileiros, em especial o samba de roda, depois ser presenteado com um pandeiro. Muito mais que a minha eterna professorinha, do 1; ao 4; ano primário, Mabel Velloso é poeta, escritora, cordelista, contadora de histórias e, hoje, uma amiga e parceira;, lembra Costta, emocionado.
O hoje cantor e compositor, ainda na infância, se mudou para Salvador, depois morou em São Paulo, onde trabalhou com Tom Zé. Há mais de uma década está radicado em Paris; entre a França e a Bélgica, leva a vida como músico e intérprete de bossa-nova, fazendo shows em casas noturnas e clubes de jazz.
Demorou muito tempo para que houvesse o reencontro de Costta e Mabel. Isso só viria a ocorrer em 2009, no aniversário de Dona Canô, matriarca da família Velloso. ;Naquele dia, recebi dela uma coletânea de poemas (mais de 300), escritos por ela ao longo da vida; e me deixou à vontade para escolher os que eu desejasse musicar;, conta.
Paulo Costta canta Mabel Velloso ; Meu Recônvaco Samba & Poesia
CD do cantor, compositor e violonista baiano, com 16 faixas e participações de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Jaques Morelembaum. Lançamento da Sony Music. Preço médio: R$ 24,90.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.