postado em 04/12/2015 16:46
Joelma Santiago, uma das representantes de Brasília no reality The Voice, está a três etapas da grande final, dia 25 de dezembro. Aos 19 anos, a jovem conquistou espaço no programa e foi escolhida por três dos jurados. Um sonho de criança que se tornou realidade.
Inicialmente no time de Cláudia Leite, na segunda etapa ele foi disputada por Michel Teló e Lulu Santos após perder a batalha contra Allice Tirolla. Apesar de ter escolhido Lulu, a candidata afirma manter o carinho pela primeira mentora: "Sempre que entro no palco a Claudinha grita Vai, Jojô".
Agora a jovem segue os passos de Lulu. "É uma honra enorme ser treinada por ele e sentir que acredita em mim", conta Joelma. Segundo ela, Lulu é bastante crítico, mas todos os comentários são construtivos: "Sei que ele gosta muito de mim, caso contrário não teria me salvado na batalha, me passado direto para a fase seguinte e me escolhido ontem (3/11)".
[VIDEO1]
[VIDEO1]
Na última batalha, Joelma enfrentou Ayrton Montarroyos e Cris Silva com a música Que nem maré, de Jorge Vercillo. Quem se destacou na noite foi o garoto, escolhido com 65% dos votos do público, mas Lulu Santos salvou a brasiliense, apesar de ter classificado a disputa entre Joelma e Cris como equivalente: "Vocês cantam de um jeito sobrenatural, com potência e precisão na hora do agudo".
Reconhecida pela dicção e pronúncia quase sem sotaque das canções em inglês, Joelma se lançou no desafio de cantar em português. "É normal as pessoas acharem que só sei cantar em inglês, mas não é verdade", conta.
De estilo R, Joelma pretende dar um toque de black music às canções brasileiras, assim como fez com Que nem maré. As maiores referências musicais não negam: Beyoncé, Jazmine Sullivan, Rihanna, Fifth Harmony são os nomes norte americanos que a influenciam. A jovem conta que mais canções brasileiras vêm por aí: "Quero mesclar um pouco de cada".
Escolha de repertório
Segundo Joelma, as músicas são escolhidas em conjunto entre os participantes, os técnicos e produtores. No início do programa, todos os concorrentes enviaram uma lista com as canções favoritas para auxiliar na seleção. "Nós já temos músicas até para a semi final e isso nos ajuda a ensaiar com antecedência", explica ela.
O ritmo de vida de Joelma está para lá de conturbado. Nas primeiras etapas, que eram gravadas, as viagens ao Rio de Janeiro eram mais esporádicas, mas, a partir de agora, os voos serão semanais. Ela passa os finais de semana com a família em Planaltina (GO) e retorna ao Rio de Janeiro um ou dois dias antes da gravação. "Quando saio na rua da minha cidade, as pessoas me param para tirar foto e o carinho delas é lindo demais", fala sobre o reconhecimento.
Joelma também comenta a relação entre os participantes, que se aproximam mais a cada etapa. "As pessoas de fora acham que é uma competição feroz, mas todo mundo é muito amigo", explica. As despedidas chorosas quando alguém é eliminado não são formalidades de palco, mas uma expressão verdadeira de afeto. "Quando um sai, a felicidade de ficar já nem é tão grande, porque nós admiramos muito uns aos outros", complementa.
Com a concorrente brasiliense, Brícia Helen, a amizade também cresceu ao longo do programa. "Nós sempre pegávamos o mesmo voo e chegamos a dividir quarto. Criamos um laço tão forte que sempre recorremos à outra para dar opinião ou ajudar em algo", conta.