Diversão e Arte

Morre Holly Woodlawn, atriz consagrada na canção de Lou Reed

Além de ser conhecida pela música 'Walk on the wild side', Holly foi um dos rostos do star system alternativo de Andy Warhol, aparecendo em filmes como 'Trash' e 'Women in revolt'

postado em 07/12/2015 14:23

Holly Woodlawn em 1971

Holly Woodlawn, a atriz transgênero que a dupla Andy Warhol e Paul Morrissey a fizeram famosa nos anos 1970, nos filmes Trash (1970) e Women in revolt (1972), morreu no domingo (6/12) em Los Angeles. Ela tinha 69 anos e lutava contra um câncer no cérebro e no fígado. A notícia, divulgada pela agência Associated Press, foi dada pela amiga Mariela Huerta.

A ligação a Warhol e à Factory fez dela uma estrela de culto que, apesar de inúmeras tentativas e uma intensa campanha para que lhe fosse atribuído o Oscar de Melhor atriz pela sua participação em Trash, mas o prêmio nunca veio e ela nunca entrou no mainstream.

O percurso de Woodlawn foi recheado de nomes da cultura popular norte-americana. Nascida Harold Danhakl, em Puerto Rico, passou parte da infância em Miami, que deixou aos 15 anos para viajar para Nova York, onde morou. Foi neste momento de fuga e autodescoberta, que a atriz percebeu que tinha nascido com o gênero errado e que Lou Reed marcou no seu êxito de 1972, Walk on the wild side.

Woodlawn só conheceu o músico depois do lançamento da música, um clássico instantâneo que fala do nascimento do fenômeno Factory e das suas personagens-estrela.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação