Em tempos de Star Wars, pinçar a estreia, no cinema, do intérprete de Obi-Wan Kenobi, o consagrado Alec Guiness, em 1946, com Grandes esperanças, dá a medida da magnitude do cinema defendido pelo britânico David Lean. Distinguido cavaleiro, pela rainha Elizabeth, em 1984, ano de seu último filme, Lean terá homenagem local, com a mostra O cinema total de David Lean, que trancorrerá até 4 de janeiro, e trará debate mediado pelo curador José de Aguiar, no 16 de dezembro, às 19h30. Tudo no Centro Cultural Banco do Brasil.
Uma trama em torno da dúvida esteve presente no último título assinado pelo inglês, morto em 1991: Passagem para a Índia (1984), uma das atrações da mostra. Indicado a 11 prêmios Oscar, o filme sublinhava o choque cultural intenso, a partir do personagem de Judy Davis, saída da colônia britânica para um passeio, e capaz de acusar o amigo Dr. Aziz por um estupro em Maraban.
A fonte para a fita foi a literatura de E.M. Forster. O ano de 1984, curiosamente, ainda marcou um reconhecimento póstumo para o cinema de Lean, feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, data em que foi reconhecida a verdadeira autoria do
roteiro de A ponte do rio Kwai (1957).
[SAIBAMAIS]
Antes, na lista negra de Hollywood (à época da perseguição intelectual a comunistas), os roteiristas Carl Foreman e Michael Wilson foram finalmente reconhecidos, justo no ano em que os espectadores quebraram jejum das fitas de Lean, recolhido desde 1970, quando apresentou a
bela trama de amor de A filha de Ryan. Outra trama de amor densa, com direito à sonoridade de O tema de Lara, esteve em Doutor Jivago, ambientado em meio à Revolução Bolchevique e estrelada por Omar Sharif e Julie Christie.
Façanhas como a de impôr a quebra de recorde de investimento da Columbia, com US$ 13 milhões reservados à produção de Lawrence da Arábia (1962), podem dar ideia da dimensão de Lean. Transcorrido na Primeira Guerra, focaliza as ações do tenente britânico (eternizado por Peter O; Toole) que foi capaz de unir árabes contra turcos, numa estratégia arriscada.
Clique aqui e confira os horários do filmes